Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A percepção dos alunos acerca do Meio Ambiente no Município de Amélia Rodrigues, BA.
Claudia Oliveira dos Santos 1
Tiago Rozário da Silva 2
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
2. Universidade Estadual de Feira de Santana.
INTRODUÇÃO:
A expressão “ambiente” tem sua origem no latim e ao longo do tempo vem sendo definido de várias formas. É preciso ter claro que cada pessoa pode perceber o mesmo ambiente de maneiras diferentes, uma vez que essa percepção depende de fatores, tal como a cultura de cada povo. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo averiguar os conhecimentos prévios de alunos do ensino fundamental, a cerca do meio ambiente e os problemas ambientais locais.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no município de Amélia Rodrigues, Bahia, localizada as margens da rodovia BR 324, 18 estudantes do 7º e 8º ano foram entrevistados de meses a meses (ano), com faixa etária entre 12 e 17 anos. Optou-se, então, pela entrevista semi-estruturada, um roteiro de 10 questões abertas visando avaliar os conhecimentos e opiniões, sentimentos, interesses, expectativas e situações vivenciadas pelos alunos em relação ao ambiente no qual eles estão inseridos. Aos interessados, foram entregues um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para ser lido e assinado pelo pai, pela mãe ou responsável legal.
RESULTADOS:
Nota-se que a percepção do que é o meio ambiente está relacionada basicamente a uma visão enquanto componentes do espaço urbano e social, uma vez que a maioria dos alunos focalizam seus conceitos a uma forma restrita de relacionar a utilidade dos recursos naturais para a sobrevivência do homem ou simplesmente ao espaço ou lugar onde o ser humano está inserido. Observou-se que os entrevistados revelaram uma concepção naturalista de meio ambiente, ao aproximar à visão de natureza intocada à vertente ecológica presente nos livros didáticos, nos quais os modelos tradicionais, (transmissão/ recepção) ainda persistem. A maioria dos entrevistados classifica como negativa a relação de dominação que o ser humano exerce sobre o ambiente em que vivem, também foi possível registrar o conhecimento ou informações referente aos problemas ambientais da localidade. A poluição dos rios foi apontada como um dos principais problemas ambientais locais, seguida pela poluição do ar justificada pela presença de poeira, queimada e a fuligem, proveniente de uma atividade agrícola da região. Além disso, a falta de saneamento básico, quer seja pela presença de lixo nas ruas e pela ausência de sanitários nas residências foi outro problema ambiental apresentado pelos entrevistados.
CONCLUSÃO:
A percepção sobre o ambiente já é um passo importante, pois contribui para que o ser humano minimize os seus impactos sobre o ambiente. Nesta perspectiva, a educação exerce um papel fundamental, uma vez que por meio da disseminação de práticas de Educação Ambiental, a sociedade pode melhorar sua percepção a respeito do ambiente, pela sensibilização que impulsiona as pessoas a reconhecer as causas políticas e sociais dos problemas mais próximos, buscando solucioná-los ou pelo menos minimizá-los.
Palavras-chave: Meio ambiente, Preblemas Ambientais, Educação.