Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutriçao e Alimentaçao Animal
CONSUMO DE NUTRIENTES EM OVINOS ALIMENTADOS COM GLICEROL ORIUNDO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL
Fábio Júnior Oliveira dos Santos 1
Adriana Regina Bagaldo 2
Bárbara Machado Campos 3
Helen Fabiane da Paixão Nunes 4
Nathália Brito Rocha 5
Maurilio de Santana Martins 3
1. Discente de Graduação em Zootecnia/UFRB - Bolsista PIBIC/CNPq
2. Prof. Adj. Depto. de Zootecnia/UFRB/CCAAB
3. Discente de Graduação em Zootecnia/UFRB
4. Discente de mestrado do Programa de pós-graduação em Ciência Animal/UFRB
5. Discente de Graduação em Agronomia/UFRB
INTRODUÇÃO:
Além da diversidade de culturas oleaginosas para a produção de biodiesel, o Brasil dispõe de tecnologia de ponta e estrutura fabril com alta capacidade para desenvolver esta produção e isto nos favorece a introdução destes subprodutos, de fontes renováveis, na produção de animais com bom desempenho de massa corpórea, já que o glicerol é um subproduto bastante energético. O objetivo deste trabalho foi estudar níveis de glicerol (0, 4,8 e12%) na dieta de ovinos por meio do consumo de nutrientes.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Setor de Ovinocultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no período de julho a agosto de 2009. Vinte ovinos machos não castrados da raça Santa Inês, com peso corporal médio de 21,2 kg foram utilizados durante 28 dias. O volumoso utilizado foi feno Coast Cross, em proporção de 50:50 (concentrado: volumoso).O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. As dietas foram fornecidas duas vezes ao dia. O alimento fornecido e as sobras foram pesados e amostrados diariamente correspondendo 10% do total diário, que foram congelados para posteriores análises bromatológicas de MS, FDN, PB, cinzas e CNF, assim como também para o consumo dos nutrientes.
RESULTADOS:
O nível de glicerol na dieta diminuiu o consumo de matéria seca, da fibra em detergente neutro, das cinzas e da proteína bruta. O consumo de PB teve efeito quadrático, obtendo maior consumo médio para o nível de 8% de glicerol ao concentrado.
CONCLUSÃO:
Esta avaliação permite afirmar que a fonte de energia prontamente disponível, no caso o glicerol, até o nível de 8%, pode favorecer para um bom sincronismo entre a energia e a proteína, permitindo o suprimento da exigência nutricional protéica para os ovinos, refletido com base nos dados obtidos, num maior consumo do nutriente para este tratamento.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: confinamento, ovinocultura, subproduto.