Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DE IDOSOS.
LILIAN DA SILVA COSTA 01
GEOVÂNIO BRITO LIMA 02
LUZIANE DOS SANTOS 03
CLAUDIA FEIO DA MAIA LIMA 04
CÍNTIA CARDEAL 05
MÁRCIA COZZANI 06
1. GRADUANDA; UFRB - CCS
2. GRADUANDO; UFRB - CCS
3. GRADUANDA; UFRB - CCS
4. DOCENTE; UFRB - CCS; ORIENTADORA
5. DOCENTE; UFRB - CFP; ORIENTADORA
6. DOCENTE; UFRB - CFP; ORIENTADORA
INTRODUÇÃO:
O crescente número de pessoas acima de 60 anos é um indicador de que a expectativa de vida do ser humano tem aumentado. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde (2010), o Brasil será um país velho em 2050, quando a população terá 63 milhões de idosos. A senilidade é caracterizada por uma série de transformações fisiológicas entre elas doenças cardiovasculares, doenças ósseas, perda de massa muscular, redução da flexibilidade, força e coordenação motora, redução do peso, altura, entre outras. Tais alterações podem submeter o idoso o idoso a uma condição de dependência ao exercer atividades diárias. Os fatores de transformação intrínsecos a esses indivíduos são acentuados quando aliados à desnutrição, sedentarismo, desuso, ansiedade, insônia e depressão. O desenvolvimento de hábitos saudáveis como boa alimentação e prática de exercícios físicos contribuem para um envelhecimento saudável, pois proporcionam aumento da densidade óssea e dos músculos, evitando fraturas; melhoria no equilíbrio; manutenção da autonomia; auxílio no controle de doenças - diabetes, artrite, doenças cardíacas, dislipidemias, hipertensão e depressão; melhora da auto-eficácia e da auto-imagem (SAÚDE EM MOVIMENTO, 1999; MONTEIRO, 2001; RODRIGUES et al, 2005).
METODOLOGIA:
Conhecendo a importância da prática de exercícios físicos, o referido trabalho teve a proposta de promover uma pesquisa com idosos da Unidade de Saúde Viriato Lobo, localizada no município de Santo Antônio de Jesus/Bahia, com o objetivo de coletar dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando como recurso material câmera filmadora e fotográfica. Vale ressaltar que os sujeitos tiveram esclarecimentos e assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Foi elaborada, em seguida, vídeo-reportagem com 24 usuários do serviço (idosos do sexo feminino), com o registro da opinião sobre a importância da prática de atividade física, e se identificaram ou não alterações fisiológicas ou benefícios à prática de atividades cotidianas.
RESULTADOS:
Através dos dados obtidos certificamos a importância da prática de atividade física assídua, uma vez que os indivíduos entrevistados afirmaram perceber alterações físicas que contribuiram para o desenvolvimento de suas atividades diárias, bem como alterações psicológicas que favorecem a sua auto-percepção.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que a prática assídua de atividade física auxilia o indivíduo a exercer atividades diárias, minimizando os efeitos causados pela idade e o risco para dependência física. Esperamos assim, que esses indivíduos prossigam com a prática de exercícios e que novos adéptos possam surgir através dos estudos feitos.
Palavras-chave: IDOSO, ATIVIDADE FÍSICA, DEPENDÊNCIA.