Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Execução e entraves da educação ambiental nas escolas do município de Santo Antônio de Jesus-BA
Ramon Andrade de Souza 1
Aline Sampaio de Jesus 2
Leyla Vaccarezza Barbosa 3
Luciana Cristina Teixeira de Souza 4
Cláudia Pereira de Sousa 5
1. Graduando em Licenciatura Plena em Geografia - Bolsista PIBIC/CNPq - UNEB-V
2. Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia - UNEB-V
3. Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia - UNEB-V
4. Profª. Ms. - UNEB - Campus V
5. Profª. Ms. - UNEB - Campus V
INTRODUÇÃO:
Trabalhar a Educação Ambiental nas salas de aula é com certeza um grande desafio, principalmente por haver grande diversidade de idéias a esse respeito, onde cada aluno com realidades de vida diferenciadas, com valores e princípios diversos, devem ser convidados a se integrarem e se mobilizarem por uma causa comum e urgente que é a questão ambiental.
Paralelo a esse entendimento, objetiva-se fazer uma análise de como vem sendo desenvolvida a educação ambiental em algumas escolas no município de Santo Antonio de Jesus-BA como forma de subsidiar nossa intervenção como estagiários na rede escolar do município. No desenvolvimento deste trabalho busca-se investigar quais são as necessidades apresentadas pelas escolas para desenvolver práticas em educação ambiental e levantar estatisticamente informações diversas acerca do desenvolvimento da Educação Ambiental na prática educativa das escolas em estudo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: o levantamento de fontes bibliográficas que trabalham com a conceituação da educação ambiental e a realização de uma análise quantitativa com base nos dados obtidos por meio de questionários aplicados nas escolas do município.
METODOLOGIA:
A pesquisa com foco quantitativo foi realizada a partir de dados obtidos através de questionários aplicados nas escolas, as quais representam parte das condições da EA no município de Santo Antônio de Jesus-BA. Foram nove escolas que receberam o questionário com dez perguntas que vão dos temas abordados na EA até a estrutura disponível para a escola desenvolver suas práticas, responderam aos questionários, professores diversos e/ou coordenadores pedagógicos. Dentre as dez perguntas algumas foram selecionadas para serem inseridas no presente trabalho devido a sua relevância frente às outras perguntas, e para representar melhor o resultado da tabulação dos dados, alguns gráficos foram criados na intenção de facilitar a visualização das informações.
RESULTADOS:
Através dos dados colhidos, pôde ser percebido que as atividades desenvolvidas pelas escolas são as atividades mais simples e que precisem do mínimo de recursos possíveis, sejam esses recursos financeiros ou tecnológicos. Em relação à linha metodológica, percebeu-se certa compatibilidade com a visão transdisciplinar, a qual não possui rigor disciplinar, assim como também perpassando pela visão transformadora, a qual visa a mudança de atitudes e valores na sociedade.
O resultado principal ficou destacado em relação às deficiências encontradas pelas escolas, como a falta de infra-estrutura disponível para o desenvolvimento de projetos e ações de EA. Dessa forma, pôde ser observada a ausência da intervenção ambiental nos bairros onde estão inseridas as escolas, a mudança socioambiental pode começar pela escola, e esses espaços ainda não são valorizados para a propagação educacional voltada para o ambiente. Nem o poder público toma frente dessa luta e nem a população local se mobiliza para que haja mudança na realidade vivida por eles
CONCLUSÃO:
Desse modo, essa pesquisa inicial contribui em muito para respaldar as nossas práticas nas escolas como estagiários/professores de geografia que seremos nos períodos seguintes, uma vez que revelou a direção a ser tomada para o planejamento pedagógico dos conteúdos e métodos a serem executados como proposta de intervenção na rede escolar do município.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia - Campus V
Palavras-chave: Educação Ambiental, Escola, Comunidade.