Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Perfil dos professores de Física do Ensino Médio das escolas públicas do município de Amargosa-Ba
Naiara Sales dos Santos Vieira(primeira autora) 1
Rafael Nunes Cordeiro 1
Alequissandro Costa Santos 1
Roney Moura Oliveira 1
Aureliano Sancho Souza Paiva 1
Simone Aparecida Fernandes (Orientadora) 1
1. Prof.Msc.Simone Aparecida Fernandes - UFRB
INTRODUÇÃO:
O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) pretende, entre outros objetivos, incentivar a formação de professores para a educação básica, especialmente para o ensino médio e promover a melhoria da qualidade da educação básica. Nesse sentido, alunos bolsistas, professores coordenadores e supervisores do PIBID do Centro de Formação de Professores (PIBID/CFP) vêm realizando um trabalho de diagnóstico do contexto escolar de três escolas públicas de Ensino Médio de Amargosa.
Particularmente no trabalho aqui apresentado, foi investigado o perfil dos professores que lecionam Física nestas escolas. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados da investigação a respeito do perfil desses professores.
METODOLOGIA:
As principais ferramentas de coleta de dados utilizadas foram a observação, questionário e análise documental.
Pesquisou-se a formação acadêmica, idade, carga horária de trabalho, gênero e conhecimento das pesquisas na área de Ensino de Física.
RESULTADOS:
Constatou-se, entre outras coisas, que a maioria dos professores em atividade ainda está em formação e outros não têm formação na área
de Física. Apenas um professor formado e aqueles em formação conhecem periódicos e eventos da área de Ensino de Física.
Porém, este conhecimento se mostra restrito. Dentre as principais dificuldades apontadas pelos professores quanto à profissão docente as mais citadas foram a falta de conhecimento matemático dos estudantes e a falta de livro didático.
Uma vez que a alfabetização científico-tecnológica é vista atualmente como essencial no processo de promoção da cidadania e inclusão social, torna-se necessário professores preparados para relacionar, no contexto educativo, a Ciência, a Tecnologia e as implicações sociais de ambas, com as possibilidades de um trabalho significativo para os estudantes.
CONCLUSÃO:
A falta de formação na área específica de atuação é um fator que dificulta a implementação de novas metodologias e a transposição das pesquisas na área de Ensino de Física para o contexto escolar.
Instituição de Fomento: Capes
Palavras-chave: perfil, professores , Física.