Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
COLEOPTERA CURSORES DE SOLO COMO INDICADORES DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL
Universidade Federal de Sergipe 1
Universidade Federal da Bahia 2
1. Msc. Josenilton Alves Sampaio 1
2. Prof. Dr. Génesio Tamara Ribeiro 1
3. Prof. Dra. Favízia Freitas de Oliveira 2
4. Msc. Synara Mattos Leal 1
INTRODUÇÃO:
Besouros cursores são sensíveis a alterações no hábitat e, portanto, constituem-se importante ferramenta para caracterizar e monitorar a qualidade do hábitat. Nesta pesquisa quatro áreas foram caracterizadas quanto a riqueza, abundância e grupos tróficos das famílias Coleoptera, visando inferir sobre o grau de recuperação florestal, em Laranjeiras, SE.
METODOLOGIA:
A amostragem foi realizada entre os meses de Janeiro e Setembro de 2008, utilizando armadilha-de-queda, em ambientes florestais manejados e em recuperação: fragmento florestal, em reflorestamento e pastagem.
RESULTADOS:
Foram coletados 650 indivíduos e 74 espécies (morfotipos), distribuídas em nove famílias, sendo que a família mais representativa foi Scarabaeidae (431 indivíduos e 51 morfotipos). A análise da fauna ao nível de família permite fazer inferências sobre a fauna de Coleoptera cursores de solo e são úteis na avaliação da qualidade ambiental. A abundância e riqueza de Coleoptera nas áreas de reflorestamento foram intermediárias entre pasto e o fragmento de Floresta.
CONCLUSÃO:
Desse modo, a ordem Coleoptera pode ser utilizada como indicadora de qualidade ambiental, especialmente Scarabaeidae cujo padrão de abundância mostrou-se sensível às condições ambientais.
Palavras-chave: Bioindicadores, Recuperação ambiental, Comunidade.