Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
Levantamento de Coleopterofauna em carcaça de suíno exposta em fragmento de Mata Atlântica na cidade de Salvador-Bahia
Patrícia Pereira da Fonseca 1
Torriceli Souza The 2
Mardson Araújo Silva 3
Fernanda Maria Pamponet Cordeiro 1
Favízia Freitas de Oliveira 4
1. Graduada em Ciências Biológicas - UCSAL
2. Doutor - FIOCRUZ - Orientador
3. Graduado em Ciências Biologicas - UNIJORGE
4. Profressora Doutora - UFBA
INTRODUÇÃO:
A Entomologia Forense pode ser definida como a Ciência que utiliza as informações sobre os insetos como ferramenta para a Criminalística. Dentre os insetos, a ordem Coleoptera é a segunda em importância forense. Quando os corpos são encontrados nos estágios avançados de decomposição, esses insetos são a principal ferramenta na estimativa de Intervalo Pós Morte (IPM). Fatores abióticos como temperatura, umidade e precipitação, interferem diretamente tanto na velocidade da decomposição quanto na abundância da artropofauna necrófaga. Neste sentido, o presente trabalho teve como finalidade, analisar os efeitos dos fatores abióticos na abundância da coleopterofauna ao longo do processo de decomposição de carcaça de vertebrado durante as estações do ano, apontar as famílias de maior importância forense, abordar aspectos biológicos como hábito e reprodução e verificar o padrão de sucessão da coleopterofauna neste evento. Foram abordados aspectos dos fatores abióticos, decomposição, abundância, sucessão e da biologia dos coleopteros.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado em um fragmento de Mata Atlântica de janeiro a dezembro de 2009. A cada estação um porco doméstico Sus scrofa com 18kg foi sacrificado e exposto até o final da decomposição, protegido por uma armadilha de ferro tipo “Shannon modificada”. Para captura dos insetos foram instalados um recipiente denominado “pet” no topo da armadilha de ferro e seis armadilhas tipo pitffal no solo. As coletas foram realizadas durante 51 dias de cada estação, sendo que diariamente nos primeiros 31 dias e o restante em dias alternados.
RESULTADOS:
Trogidae, Staphylinidae, Scarabaeidae e Histeridae foram consideradas famílias com potencial forense. De acordo com as análises estatísticas, os fatores abióticos apresentaram influência na abundância dos coleopteros e na velocidade de decomposição. Os coleopteros encontrados foram considerados necrófagos e predadores, tendo maior ocorrência nas fases mais avançadas de decomposição.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos no presente estudo serviram para esclarecer a falta de informação sobre esses animais, principalmente na Bahia, onde não há trabalhos recentes neste sentido. Entretanto são necessários mais estudos, para que de fato, se possa conhecer o comportamento desses animais de grande potencial forense.
Palavras-chave: Coleoptera, Decomposição, Entomologia Forense.