Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
Cooperativismo como uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o meio rural – Um estudo sobre a cooperativa de produtores rurais do município de Presidente Tancredo Neves-Ba
NISSILENE FERREIRA OLIVEIRA DE JESUS 1
1. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
INTRODUÇÃO:
O município de Presidente Tancredo Neves localizado no sudeste da Bahia, no baixo sul, com uma população de 19.404 habitantes e possui mais de 60% dos habitantes vivendo na zona rural do município (IBGE 2000). Ainda segundo o IBGE, a população possui um baixo índice de desenvolvimento humano, em relação a outros municípios baianos.
A economia de Presidente Tancredo Neves historicamente dependeu da agricultura tradicional da região, marcada por sucessivos ciclos de monocultura. Recentemente após a abertura da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), passou a dedicar-se basicamente à cultura da mandioca. Isto foi uma alternativa encontrada pelos produtores, na busca de geração de emprego e renda, e, em conseqüência, possivelmente, da melhoria da qualidade de vida da população.
A Coopatan, fundada em 2000 pelos produtores rurais da região, passou a ter o apoio da Fundação Odebrech em 2003, através do programa Desenvolvimento do Baixo Sul (DIS Baixo Sul) que tem o objetivo de desenvolver economicamente as localidades beneficiadas, promovendo, de forma integrada, oportunidades de trabalho e renda para a população, acesso à educação de qualidade, a conservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
METODOLOGIA:
Alguns autores defendem a utilização de vários métodos de pesquisa, como também existem outros que sugerem a escolha de um único para melhor nortear o estudo da realidade que está sendo pesquisada. O mais importante para a pesquisa refere-se à escolha de concepções metodológicas que melhor contribuam para a análise da Coopatan.
Buscaremos verificar conceitos e teorias, apresentando uma visão histórica e atual de Cooperativismo, de uma determinada realidade existente, Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves-Ba, considerando que esta localidade possui características da realidade a ser estudada.
Utilizaremos pesquisas bibliográficas como: livros, artigos, monografias, revistas, Internet, arquivos, relatórios anuais, publicações, contratos de parcerias, termo de adesão, atas de reunião e resoluções, análise dos questionários e entrevistas que serão realizados com alguns cooperados, isto nos dará maior clareza na colocação dos dados no projeto.
RESULTADOS:
Em termos teóricos esta pesquisa torna-se importante por inserir um município considerado um dos mais pobres do Brasil, com uma iniciativa dos produtores Rurais, nas agendas de pesquisa, com vistas a proporcionar um melhor entendimento desta organização, bem como, suas experiências e impactos em ralação à população.È importante deixar claro que além de fazer indagações e encontrar respostas a respeito de como se deu a implantação e o desenvolvimento da Coopatan e quais benefícios para o município em termos de melhoria de vida da população, este trabalho está atrelado a minha história de vida, em Santo Antonio de Jesus, na qual vivenciei de perto a luta de meus familiares no trabalho com a produção e venda de farinha, que por falta de conhecimento sobre o tema e apoio, deixou de cultivar a mandioca. E isto aconteceu com outros produtores que na atualidade, sem outras perspectivas, estão deixando o campo, ocasionando outros problemas sociais.
Outra necessidade de observação e vivência desta cooperativa baseia-se em fomentar debates que são trabalhados pelos membros da Coopatan e que possui relevância mundial, como é o caso da preocupação com o meio ambiente.
A partir do conhecimento desta realidade através da observação mais próxima deste empreendimento poderemos
CONCLUSÃO:
As múltiplas formas em que as cooperativas têm aparecido no cenário brasileiro leva-nos a refletir sobre as características internas dessas organizações e também sobre o contexto histórico em que elas surgem. É interessante observarmos que elas reaparecem num momento de acentuada crise econômica e social onde uma massa enorme de pessoas é excluída do mercado formal de trabalho. Diante da ameaça da desestruturação da vida, muitas cooperativas surgem da auto-organização e da ajuda mútua.
Palavras-chave: cooperativismo, gestão social, desenvolvimento.