Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
PERCEPÇÃO DOS SINDICALIZADOS RURAIS DOS MUNICÍPIOS DO BAIXO PARAGAUAÇÚ SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS POR MEIO DAS SUAS REPRESENTAÇÕES SINDICAIS
Gerinaldo da Silva Lima 5
Gleidson Oliveira Santos 5
Edson Mendes da Silva 5
Aldemir Rildon Carneiro 5
Amílcar Baiardi 5
Clóvis Zimmermann 5
1. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
2. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
3. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
4. Graduando em Ciências Sociais 5º semestre UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
5. Prof. Dr. CAHL/UFRB
6. Prof. Dr. CAHL/UFRB
INTRODUÇÃO:
A pesquisa avaliou a eficiência da aplicação pelo Estado brasileiro de determinadas políticas públicas agrícolas, agrárias, pesqueiras e de promoção humana ou desenvolvimento rural que são implementadas por meio dos sindicatos dos trabalhadores rurais, uma categoria ampla que engloba assalariados, pequenos e médios agricultores, parceiros, arrendatários, meieiros e pescadores artesanais. Estas políticas fazem parte dos instrumentos de intervenção do Ministério da Agricultura, do Ministério da Pesca e do Ministério de Desenvolvimento Agrário e são em certas circunstâncias executadas com a intermediação da estrutura sindical rural.
METODOLOGIA:
A avaliação das políticas foi feita por meio de uma pesquisa empírica com aplicação de questionários de amostras probabilística e não probabilística de associados nos municípios selecionados. Previamente à elaboração dos questionários e dimensionamento da amostra a equipe aprofundou o conhecimento da realidade por meio de trabalhos já elaborados e realizará leituras e re-leituras consideradas de utilidade para melhor entendimento do objeto e sua representação.
RESULTADOS:
Os dados sugerem que as políticas são compensatórias, no que se refere à renda e que não demonstraram eficiência no aumento da produção.
Diversas políticas contemplam estes municípios, os Sindicatos são efetivamente os mediadores legais para que haja liberação. Entretanto não se observou maior apelo à cooperação. Os sindicalizados são muito individualizados, o que sugere resultados pouco positivos na produção, e que se promova incentivo a criação de espaços de discussões permanentes de melhorias de aplicação destas Políticas.
CONCLUSÃO:
O meio rural brasileiro evolui permanentemente, inclusive em conseqüência das diversas políticas públicas que vêm sendo implementadas há décadas, resultando em alguns casos em benefícios em termos de qualidade de vida e melhoria significativas na produção. Há em certos casos também o registro da adoção de novas tecnologias.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Políticas públicas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Desenvolvimento Rural.