Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Desempenho produtivo de girassol cultivado em Latossolo amarelo álico no município de Conceição do Almeida/BA
Patrícia Souza da Silveira 1
Viviane Peixoto Borges 2
Alfredo Melgaço Bloisi 3
Luiz Henrique Batista 1
Clovis Pereira Peixoto 4
1. Eng. Agrônomo, Mestre em Ciência Agrárias - UFRB
2. Eng. Agrônoma, Mestranda em Recursos Genéticos Vegetais-UFRB
3. Graduando em Engenharia Agronômica - UFRB
4. Professor Doutor - UFRB
INTRODUÇÃO:
O girassol (Helianthus annuus L.) destaca-se como a quarta oleaginosa em produção de grãos e a quinta em área cultivada no mundo, faz parte do zoneamento agrícola de risco climático para o Estado da Bahia, que contempla como aptos os solos do Recôncavo Baiano, possui incentivos governamentais e está associado ao sistema de rotação de culturas e produção de mel, o que favorece o fortalecimento da agricultura familiar.
Devido às características de resistência à seca baixa, sensibilidade da planta ao fotoperiodo e a baixa temperatura, o girassol apresenta ampla adaptabilidade a diferentes regiões agrícolas, proporcionando perspectivas para expansão de sua área cultivada em diversas regiões do Brasil durante todo o ano. Entretanto, é uma espécie sensível à acidez do solo, geralmente apresentando sintoma de toxidez de Al em pH em CaCl2 0,1 M menor que 5,2, valor comum nos latossolos da região.
Em geral, há redução do crescimento nas raízes, com o agravamento do processo no desenvolvimento de toda a planta e consequentemente redução de produtividade.
Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho produtivo do girassol cultivado em Latossolo amarelo álico nas condições do município de Conceição do Almeida.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no município de Conceição do Almeida-BA, situado na latitude 12°48’S e longitude 39°15’W de Greenwich. O solo é classificado como Latossolo Amarelo álico coeso, “A” moderado, textura franco argiloso-arenoso e relevo plano. Foi utilizada a cultivar EMBRAPA122.
A adubação realizada, conforme a análise química de solo, foi de 100 kg ha-1 de N (sulfato de amônio), 400 kg ha-1 de P2O5 (superfosfato simples) e 80 kg ha-1 de K2O (cloreto de potássio), porém mesmo com pH em H2O 5,0 (alto) não foi feita a calagem. A semeadura foi realizada manualmente (covas), utilizando-se a cultivar EMBRAPA 122, no espaçamento de 1,00m x 0,50m com área total do experimento de 480m2.
Ao final do ciclo avaliou-se o diâmetro e peso médio do capitulo, massa de cem sementes, conforme Regras de Análises de Sementes e produtividade (ha-1). Para determinação da umidade dos grãos utilizou-se o medidor de umidade de semente modelo Dole®.
RESULTADOS:
O diâmetro médio do capítulo de girassol varia de 13,7 a 19,0 cm dependendo da cultivar, época de plantio, densidade de plantas e adubação. Para a cultivar avaliada, observou-se diâmetro médio de 17,3 cm dentro do encontrado por diversos autores e superior ao encontrado em cultivos do semi-árido baiano (12,2 cm). O rendimento médio em massa seca de capitulo foi de 93,95g ou 1650 kg ha-1, com produtividade destes de 775,6 kg ha-1. Em Roraima, num estudo com a mesma cultivar (Embrapa 122), obteve-se na semeadura de julho, produtividade média de 1.896 kg ha-1 de capítulo. Nesta comparação, verifica-se valor inferior nas condições do Recôncavo Baiano, na mesma época de semeadura. É também inferior à produtividade desta cultivar no sul do Brasil (1741 kg ha-1), contudo superior à média nacional de 1.500 kg ha-1. Para a variável massa de cem sementes foi obtida média de 6,65g, a qual depende diretamente do teor de umidade da semente, que foi de 10,6%. A colheita do girassol é recomendada quando a umidade dos aquênios encontra-se entre 14% e 16%. Neste caso, o valor foi inferior ao recomendado, porém próximo ao indicado para armazenamento que é de 11%, indicando influência da época de colheita ou ainda que o método de secagem usado pelo agricultor (expor o capitulo ao sol) é eficaz.
CONCLUSÃO:
A cultivar EMBRAPA 122 apresenta diâmetro do capitulo, massa de cem grãos, produtividade e umidade compatíveis com a média nacional, o que possibilita o seu cultivo em solos ácidos de pH até 5,0 em H2O típicos do Recôncavo Baiano mesmo sem a prática da calagem.
Palavras-chave: Helianthus annuus, capítulo, acidez.