Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Diagnóstico Rápido Participativo no Território de Identidade Bacia do Paramirim, na Comunidade de Varzinha - Rio do Pires, BA.
Lígia Carmem Braz de Almeida 1
Laize Milena de Sousa e Souza 2
Ildos Parizotto 3
Antônio Souza Nascimento 4
1. Bolsista CNPq
2. Bolsista FAPESB
3. Analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
4. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
INTRODUÇÃO:
A sistematização das experiências, através do uso de Diagnósticos Rápidos Participativos (DRP), junto a comunidades rurais de base familiar, exige a ordenação dos conhecimentos disponíveis referentes à problemática do espaço rural onde vive a comunidade de agricultores. O projeto visa à implantação de sistema agro florestal, através de ferramentas de DRP na comunidade de Varzinha, Rio do Pires – BA. Realizou-se levantamentos das características locais bem como das espécies de frutíferas e outras culturas alimentares semi-permanentes e temporárias como feijão, milho, mandioca, sorgo, banana, mamona, cana-de-açúcar, manga, coco e outros, além de pastagens do tipo colonião, jaraguá e “buffel grass”. A região está localizada no semi árido baiano e as propriedades possuem solos com boa profundidade.Objetivou-se conhecer, avaliar os problemas e apontar oportunidades de desenvolvimento regional através de alternativas de produção, de inclusão social, de aumento de renda e sustentabilidade do pequeno produtor, através da introdução de fruteiras e da cultura do nim indiano (Azadirachta indica), como fonte de energia, madeira e matéria prima para controle de pragas na agropecuária.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas seis ferramentas de DPR:
1- Apresentação grupal: possibilita descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso.
2- Mapa da comunidade: elaborado um desenho onde se visualiza: vias de acesso, condições de vida, estrutura social, limitações produtivas e econômicas dentre outros.
3- Mapa dos arranjos produtivos: identifica agricultores com seus arranjos produtivos locais,vínculos de interação, cooperação, vivência e aprendizagem entre si.
4- Mapa dos problemas: aponta os problemas enfrentados, facilita auto-reflexão, articulação e estimula a busca do desenvolvimento local sustentável.
5- Enquete “cultivo de fruteiras”: demonstra o interesse da comunidade em diversificar a atividade agrícola, visando à melhoria alimentar e aumento da renda.
6- Levantamento: gera informações sobre características das propriedades e o uso do nim como inseticida natural.
RESULTADOS:
Identificaram-se as seguintes demandas: doenças em cana-de-açúcar e citros; cursos de agropecuária (manejo de animais) e agrossilvicultura; acompanhamento técnico e análise de solo; e, culturas mais adequadas à região. Registrou-se uma forte tendência na comunidade em construir alternativas de geração de renda para permanência do homem no campo. A consciência ambiental foi a tônica em diversas momentos. A falta de árvores na beira do “Rio da Caixa” e a baixa vazão do mesmo têm sido constatadas de forma visual. Outrossim, necessitam de informações sobre tipos de árvores indicadas, espaçamentos e tamanho de covas. A área media das propriedades é de 10 hectares, o número de árvores/mudas de nim é de 845 plantas, sendo de 47 em média por propriedade e entre três meses a dois ano de idade, está presente em 55,56 % das propriedades, a meta a curto prazo é o plantio de 2.160 mudas de nim. Os agricultores, na maioria, pretende efetuar o consórcio de nim com palma forrageira ou capim, ou seja, explorar mais o uso da propriedade sem mudança da exploração principal que é a pecuária.
CONCLUSÃO:
O Diagnóstico Rápido Participativo avaliou a interação do ser humano com o meio ambiente, abordando aspectos econômicos, sociais e ecológicos. A comunidade de Varzinha, pela distância da Sede do município de Rio do Pires, é carente de estrutura e saneamento básico, água potável de boa qualidade e estradas em bom estado e de assistência técnica.
Instituição de Fomento: FAPESB – Edital 015/2009
Palavras-chave: SAF, Territorio de identidade, Agricultura familiar.