Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
REPRESENTAÇÃO SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NA COMUNIDADE DO CAHL
LORENA SANTOS SOUZA 1
ÂGELA FIGUEIREDO 2
1. UNIVERSIDADE FEDERLA DO RECONCAVO DA BAHIA
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA
INTRODUÇÃO:

O artigo intitulado Representações sobre as ações afirmativas na comunidade do CAHL reúne as representações de quarenta e dois professores do Centro e Artes Humanidades e Letras ao que diz respeita às ações afirmativas, mais propriamente a política de cotas raciais nas universidades públicas, como também as desigualdades sociais e raciais na sociedade.
Essa pesquisa busca analisar as representações dos professores sobre as ações afirmativas num contexto de uma universidade situada na cidade de Cachoeira no, interior da Bahia, com uma população visivelmente negra.
É sabido que por muito tempo as universidades públicas do nosso país foram figuradas pelas elites brancas, detentora a muito tempo do poder econômico. Com a interiorização das universidades, com as políticas de ação afirmativas o perfil da educação universitária no país muda de cara, na verdade, misturam-se os perfis e as trajetórias, as classes e as cores dos estudantes.
METODOLOGIA:
Para chegar ao objetivo proposto foram realizadas 42 entrevistas qualitativas com os professores dos seguintes cursos: Comunicação, História, Museologia, Serviço Social, Ciências Sociais, Cinema, Gestão Pública e Artes Visuais. As entrevistas seguiram um roteiro previamente estabelecido em que perguntávamos sobre as ações afirmativas como melhor forma de combater as desigualdades sociais e raciais, perfil dos alunos da UFRB, conceito de racismo, sugestões para melhorar o desempenho dos estudantes entre outras questões. As entrevistas em média duraram de sete a cinqüenta minutos. Alguns professores pediam que enviasse o roteiro previamente para que fosse analisado o conteúdo da mesma ou que as perguntas fossem respondidas por e-mail.
RESULTADOS:
Os dados sugerem que as ações afirmativas são vistas como uma medida importante por que minimiza questões de acesso ao ensino universitário mas, é preciso investimentos na melhoria do ensino de base das escolas públicas.
O Brasil é uma país que tem um racismo velado mas, que as desigualdade são de natureza econômica.
CONCLUSÃO:
O governo deve atuar na manutenção das políticas públicas educacionais, uma vez que a educação de qualidade é um fator extremamente importante na formação humana, assim como a criação de medidas que auxiliem estudantes carentes, as políticas de permanência, possibilitando que estes possam continuar os estudos quando se torna inviável para os seus lucros, pagar transporte, alimentação e muitas vezes moradia para continuar no que talvez transforme seu futuro.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: ações afirmativas, ensino superior, desigualdades.