Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CRESCIMENTO RADICULAR DE CITROS SOB TRATAMENTO COM STIMULATE® EM CONDIÇÕES DE RIZOTRON
Cleiton de Almeida Gonçalves 1
Elvis Lima Vieira 2
Viviane de Oliveira Souza 3
1. Engenheiro Agrônomo, mestrando em Ciências Agrárias CCAAB/UFRB
2. Prof. Dr. Fisiologia Vegetal - CCAAB/UFRB
3. Aluna regular em Eng. Agronômica - CCAAB/UFRB
INTRODUÇÃO:
Diversas práticas têm sido aplicadas a produção de mudas cítricas no Recôncavo Baiano com intuito de melhorar o manejo, aumentar a produtividade e reduzir o tempo da sua produção até a chegada ao campo. Sabe-se, que os biorreguladores são compostos orgânicos que, em baixas concentrações, inibem, promovem ou modificam processos morfológicos e fisiológicos do vegetal. Na atualidade reconhecem-se cinco grupos de reguladores vegetais: as auxinas, giberelinas, citocininas, retardadores e inibidores e o etileno. A aplicação dessas substancias podem ser via semente, solo ou via foliar. Existem equipamentos que auxiliam na aferição dos dados, juntamente com aplicação desses reguladores vegetais nas plântulas, como o rizotron. Rizotron (rizo = raiz; tron = janela), é um equipamento que possibilita a observação do crescimento radicular de plantas em solo, sem destruir a estrutura radicular. Esta metodologia proporciona rápidas, fáceis e sucessivas avaliações qualitativas e quantitativas de sistemas radiculares. Objetivou-se avaliar o efeito do biorregulador vegetal Stimulate® sobre o crescimento radicular de citros, em condições de rizotron.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do CCAAB/UFRB. Utilizaram-se sementes de limão cravo e o biorregulador, Stimulate® (0,009% de cinetina (citocinina), 0,005% de ácido indolbutírico (auxina) e 0,005% de ácido giberélico (giberelina) via embebição durante uma hora, nas doses 0,0(controle); 2,5; 5,0; 7,5; 10,0; 12,5; 15,0mL L-1. Depois foi feita a semeadura com quatro sementes por rizotron, aos 22 dias após a semeadura (DAS) foi feito um desbaste, início das avaliações diárias. Os rizotrons possuíam formato retangular com 50,0cm Altura x 39,0cm Largura x 3,0cm Espessura, preenchidos com latossolo amarelo, dispostos em bancadas com 25º de inclinação horizontal. Avaliou-se: altura da planta, massa seca de haste, folhas e raiz, número de folhas, velocidade de crescimento e comprimento total da raiz principal. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos quatro repetições (quatro rizotrons) por tratamento.
RESULTADOS:
Para as variáveis, número de folhas, comprimento de haste, massa seca da raiz, haste e folhas, não houve efeito significativo do produto sob as diferentes doses aplicadas via embebição.
O Stimulate®, para os tratamentos (T3) 5,0 mL L-1 e (T5) 10,0 mL L 1, promoveu uma maior velocidade diária no crescimento da raiz principal e um maior comprimento em comparação ao tratamento (T0) água destilada.
As citocininas possuem grande capacidade de promover divisão celular, participando assim do processo de alongamento e diferenciação celular, principalmente, quando interage com as auxinas. Elas possuem ação característica no crescimento celular, agindo diretamente no aumento da plasticidade da parede celular, conferindo a esta, alongamento irreversível (VIEIRA & MONTEIRO, 2002). A auxina tem sido utilizada no enraizamento de estacas de citros, como o IBA (ácido indolbutírico); na fixação de frutos, como o 2,4-D (ácido 2,4-diclofenoxiacético) ou no desbaste de frutos, como o NAA (ácido naftalenacético) (CASTRO et al., 1998). O ácido giberélico possui efeito marcante o processo de germinação de sementes, atinando enzimas higrolíticas que atuam no desdobramento das substâncias de reserva. As giberelinas também estimulam o alongamento e divisão celular.
CONCLUSÃO:
O Stimulate® é eficiente para o crescimento radicular de citros em condições de rizotron.
A técnica do rizotron é eficiente e eficaz para o estudo do crescimento radicular de plantas de limão cravo.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: biorregulador, mudas cítricas, raiz.