Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
ANEMIA FALCIFORME COMO FATOR ETIOLÓGICO DE SUBSEQÜENTES AGRAVOS À SAÚDE: UMA ANÁLISE DA POPULAÇÃO AFETADA DA ZONA URBANA DE SÃO FÉLIX – BA
Luna Vitória Cajé Moura 1
Raissa Soares de Lima 1
Ronny Patrick Almeida Santos 1
Iranete A.S.Silva 2
Djeine S. Wagmacker 3
Vania Hirle Almeida 4
1. Acadêmicos do curso de Enfermagem - Faculdade Adventista da Bahia.
2. Mestre em Enfermagem pela UFBA-EEUFBA. Docente da FADBA e EEUFBA.
3. Fisioterapeuta e Especialista em Cardiologia. Docente da FADBA e FAFIS.
4. Doutoranda em Educação pela Universidade de Barcelona. Docente da FADBA e FAFIS.
INTRODUÇÃO:
A anemia falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, e uma patologia de origem histórica africana; é de suma importância o estudo da mesma principalmente no recôncavo baiano onde a população negra é bastante significativa. Com ênfase na cidade de São Félix - BA, através desta pesquisa, foram delimitados os principais agravos à saúde decorrentes da anemia falciforme apresentados nos indivíduos que se utilizam das três Unidades de Saúde da Família, localizadas na zona urbana desta cidade. Buscou-se também detectar os principais motivos que levam os falcêmicos desta localidade a procurarem a Unidade de Saúde.
Partindo do pressuposto, de que o quadro clínico de um paciente com anemia falciforme é caracterizado por crises álgicas por conta da obstrução dos vasos sanguíneos, infecções freqüentes, dentre outras manifestações; se objetivou descobrir o quadro clínico mais apresentado nessa população, para que seja possível, em um tempo futuro, supor as principais medidas a serem adotadas para prevenir essas manifestações e preparar de forma devida as Unidades de Saúde a fim de atender as principais demandas desses pacientes explicitadas pelos motivos mais freqüentes de recorrência a tais Unidades.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, o tipo de estudo foi o documental, e sua análise um estudo epidemiológico de prevalência.
O universo de estudo no qual esta pesquisa foi realizada é delimitado pelas Unidades de Saúde da Família localizadas na zona urbana da cidade de São Félix- BA. A população do estudo foi composta por pessoas com que o genótipo HbS/HbS ou HbS/HbC, cadastradas em tais Unidades, e a amostra abrangeu toda a população falcêmica cadastrada nas três unidades. Foi constituída, então, por 5 indivíduos, 2 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com idade entre 3 e 37 anos.
A instrumentalização da coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha de coleta de dados, e através desta foi facilitada a organização das variáveis obtidas das fichas de cadastro da população pesquisada nas USF’s da cidade de São Félix-BA. Tais dados foram submetidos a uma organização estatística através do programa de computador SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
RESULTADOS:
Após a coleta de dados, os resultados obtidos foram que com relação aos principais motivos de comparecimento às Unidades de Saúde da Família, a vacinação, busca de medicamentos e consulta médica foram os mais frequentes.
A vacinação em pacientes com anemia falciforme é uma importante medida profilática, visto que segundo Ambrose et al.(2007) a vacinação é fundamental pelo fato de tais indivíduos estarem mais vulneráveis à infecções, e eles afirmam que as principais vacinas a serem tomadas são a Hemophilus influenzae B e a vacina antipneumocócica polivalente.
As principais anormalidades detectadas durante as visitas às USF’s pelos indivíduos falcêmicos, segundo informações de suas fichas foram principalmente relacionados a episódios álgicos, onde 80% apresentavam algum tipo destes (dor abdominal, torácica ou nos MMII’s); hipocromias referidas por 60% dos falcêmicos (palidez, mucosas oftálmicas hipocrômicas e icterícia); disfunções gastrintestinais apresentadas também por 60% dos indivíduos (envolvendo diarréia, constipação e episódios de vômito), febre; lesões ou anormalidades teciduais, encontradas em 100% deles (diz respeito a lesões bolhosas, dermatite, edemas ou ferimentos) e processos alérgicos ou infecciosos expresso em 40% dos falcêmicos estudados.
CONCLUSÃO:
Com tal estudo foi estabelecido o perfil das complicações à saúde e os motivos de comparecimento às USF’s, referentes aos indivíduos falcêmicos da zona urbana da cidade de São Félix-BA. Sugere-se que esta pesquisa sirva como base para intervenções ou estudos na área de saúde a fim de preparar as Unidades de Saúde desta ou de outras localidades, para atender de forma mais específica os falcêmicos que utilizam estes serviços, garantindo uma melhor qualidade e maior expectativa de vida aos mesmos.
Palavras-chave: Anemia falciforme, São Félix, Complicações à saúde.