Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE PROGÊNIES DE MEIOS-IRMÃOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO
Flávia Dias Santos 1
Eder Jorge de Oliveira 2
Jacqueline Araújo Castro 3
José Luiz Souza dos Santos 4
Tailan Queiroz Cavalcante 1
Simone Sacramento dos Santos Silva 5
1. Bolsista de Iniciação científica Júnior - Fapesb/CNPq, CNPMF
2. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
3. Programa dePós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - UFRB/EMBRAPA
4. Bolsista de Apoio Técnico Fapesb – CNPMF
5. Bolsista de Iniciação científica Júnior - Fapesb/CNPq, CNPMF
6. Estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Grande parte da variabilidade genética presente no gênero Passiflora está dispersa no território brasileiro, o que coloca nosso país entre um dos principais centros de diversidade genética deste gênero, toda esta variabilidade é passível de exploração no melhoramento genético. A escolha dos genitores e o planejamento cuidadoso dos cruzamentos aumentam as chances do desenvolvimento de variedade superiores, pois maximiza o uso dos genes desejáveis. O uso de progênies de meios-irmãos é comum no melhoramento da cultura, pela facilidade de obtenção dessas populações e pelo fato de se poderem estimar: a variância genética aditiva, a herdabilidade e, conseqüentemente, o progresso esperado com a seleção. O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade dos frutos de vinte progênies de meios-irmãos de maracujá amarelo provenientes do 2º ciclo de seleção entre e dentro de progênies de meios-irmãos, para subsidiar a continuidade do processo seletivo.
METODOLOGIA:
Foram coletados frutos de um ensaio com 20 progênies de meios-irmãos de maracujazeiro-amarelo conduzido na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas - BA. Os caracteres avaliados foram: comprimento (CF) e largura do fruto (LF), em mm; peso do fruto (PF), em gramas; peso da casca (PC), em gramas; peso da polpa (PP), em gramas; espessura da casca (EC), em mm; acidez total titulável (ATT), em % e teor de sólidos solúveis totais (ºBrix). Para medir a espessura da casca, foi utilizado um paquímetro digital. O peso da polpa foi obtido através da pesagem em balança eletrônica semi-analítica. Na determinação do teor de sólidos solúveis totais (SST), foram colocadas gotas de suco no prisma do refratômetro manual, e, em seguida, foi realizada a leitura. Para calcular a acidez titulável (AT), foi feita titulação com hidróxido de sódio (NaOH) e fenolftaleína como indicador ácido-base.
RESULTADOS:
O híbrido “BRS Gigante amarelo”, utilizado como testemunha, apresentou médias superiores as das progênies nas características comprimento (8,97cm) e largura (7,94 cm) do fruto, peso da polpa (62,89g) e casca (120,58g). Dentre as progênies analisadas, o genótipo K07 mostrou-se promissor por apresentar valores de Brix (12,09 ºBrix), peso do fruto (205,85 g) e acidez total titulável (4,01%) maior que aquelas do BRS GA, além de apresentar menor peso médio de casca (103,25g). Nesta progênie o peso de polpa foi de 61,56 g, valor muito próximo ao máximo encontrado de 62,89 g para BRS GA. Também se destacou o genótipo I08, que apresentou valores médios de 7,93 cm para comprimento do fruto e 7,78 cm para largura, espessura da casca de 6,04 mm, peso do fruto de 181,15 g, peso da casca de 100,08g, peso da polpa de 58,34g, Brix de 11,71 ºBrix e ATT de 4,33%. As progênies avaliadas fazem parte de um programa de seleção intrapopulacional para aumentar a freqüência de alelos favoráveis, baseado na seleção de progênies de meios-irmãos de maracujazeiro. Esta estratégia tem-se mostrado promissora na obtenção de ganhos genéticos de forma rápida, o que pode ser evidenciado pelos ganhos obtidos nos últimos ciclos de seleção, que permitiram a comparação dos dados com o híbrido BRS Gigante Amarelo.
CONCLUSÃO:
As progênies K07 e I08 apresentam características desejáveis tanto para o mercado in natura como para a indústria, permitindo a sua escolha para testes de competição de cultivares. Além disso, poderão compor juntamente com outras quatro progênies o conjunto de parentais selecionados para nosso ciclo de recombinação e seleção de plantas.

Instituição de Fomento: À Fapesb e ao CNPq pelo auxílio financeiro e concessão das bolsas de estudo.
Palavras-chave: Qualidade de fruto, Variação genética, Passiflora edulis..