Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
Projeto Articulado de Monitoria Acadêmica de Ensino de Geografia e Educação Ambiental.
Silvana Lúcia da Silva Lima 1
1. Profa Dra Geografia. CFP/UFRB. Proponente.
INTRODUÇÃO:
O Ensino-aprendizagem de Geografia e a Educação Ambiental nas sérias iniciais do ensino fundamental apresentam sérios problemas no trato dos seus conteúdos fundamentais (lugar, território, paisagem, região natureza, sustentabilidade, desenvolvimento local), quer seja pelo modismo que dar ênfase aos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e consumo, Saúde, Orientação Sexual, Meio Ambiente), quer por suas leituras na perspectiva apenas do senso comum finalizando no abandono ou negligenciamento do saber formal, científico. Portanto, faz-se necessário o uso de práticas pedagógicas e de conteúdos que sejam mediadores na produção do conhecimento e não um fim em si mesmo e, a formação de professores neste sentido.
METODOLOGIA:
A monitoria é uma modalidade na formação discente que pode articular ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas ou, “um treinamento para a docência” (AGAREZ), fundamentamos sua importância na necessidade da observação e vivência qualificada deste exercício profissional. No seu exercício, o papel do monitor é acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem, fazendo e aprendendo, aprender-fazendo, o que pressupõe uma intensa articulação entre orientador-monitor. Tal articulação deve ser ampliada na interação e integração de ambos com a comunidade acadêmica (professores, alunos, servidores), com os conhecimentos da realidade/estrutura universitária, possibilitando ao aluno vivenciar planamente a Universidade e, com os saberes e fazeres do conjunto social a ser atendido pelos futuros educadores em formação.
RESULTADOS:
Trilhar estes caminhos pressupõe atividades que demandam leituras individuais e coletivas (participação em grupo de estudos), pesquisa e/ou extensão (elaboração de um projeto individual), levantamento de dados e sistematização (publicação) conforme planejamento conjunto a ser realizado, possibilitando uma vivência real e ampla na docência, requisito indispensável para ter condições de acompanhar seus colegas na produção do conhecimento. Por isso, o orientador deve ir para além do ser responsável pelo componente curricular ou unidade temática, deve ter a função de coordenar o grupo de estudo, conduzir o planejamento e acompanhar o monitor a de fim de que os objetivos da proposta de trabalho sejam alcançados, ou seja, a formação docente na perspectiva da monitoria acadêmica.
CONCLUSÃO:
Pretende-se, ao final deste projeto, ter contribuido para a formação de professores que desenvolvam práticas pedagógicas orientadas por uma teoria crítica capaz de reconhecer as diferentes formas históricas que pautou o desenvolvimento das sociedades atuais e seus mecanismos de relação com a natureza (mesmo com a segunda natureza) e a produção do seu espaço.
Palavras-chave: Monitoria, Ensino de Geografia, Educação Ambiental.