Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
Balizas transgridem a heteronormatividade em espaços públicos - Uma análise do 25 de Junho em Cachoeira
Caio Barbosa Conceição 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Este trabalho traz uma análise acerca do comportamento das balizas acrobáticas e mores que desfilam com as bandas marciais e fanfarras em Cachoeira na tradicional data do 25 de Junho.
METODOLOGIA:
O trabalho nasce da observação da performance daqueles indivíduos em momento do desfile cívico bem como da leitura de uma reportagem publicada no site do Grupo Gay da Bahia (GGB), em julho de 2009. A reportagem versa a respeito do posicionamento da Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB) quanto à participação de balizas homossexuais em bandas e fanfarras. Nesse sentindo, aqui neste trabalho, realiza-se uma breve reflexão sobre a função artística exercida pelas balizas, a partir da Etnocenologia, e sobre a possível existência de reações preconceituosas contra as balizas não-heterossexuais, à luz da Teoria Queer. Foram construídas reportagens televisivas na tentativa de se transmitir à sociedade local as principais noções que envolvem a temática.
RESULTADOS:
Inicialmente, existiu um apego à questão da orientação sexual das balizas. Contudo, uma maior aproximação com a realidade daqueles indivíduos e um aprofundamento de leituras fez perceber que uma análise sobre o caráter performativo daquelas figuras seria muito mais valioso e enriquecedor do que uma leitura presa apenas à questão da orientação sexual.
Em linhas gerais, no projeto, a proposta era a de perceber se a performatividade das Balizas Acrobáticas que desfilam em Cachoeira no dia 25 de Junho causavam nos espectadores reações preconceituosas ou de aceitação.
Tendo em vista que a pesquisa se pautou por padrões jornalísticos, privilegiou-se abarcar uma diversidade de posicionamentos acerca do tema em questão, por parte dos espectadores e demais envolvidos com os desfiles. Isso porque os universos das bandas e fanfarras e, muito mais, os das Balizas que delas fazem parte reúne uma gama de tradições e transmutações culturais.
CONCLUSÃO:
Em suma, pode-se afirmar que a performance das balizas causa estranhamento em alguns setores sociais porque elas se distanciam das normas sexuais tidas como tradicionais. Além disso, notou-se que existe uma possibilidade grande de recortes a serem realizados, na tentativa de se realizar novos estudos que tenham o universo de bandas e fanfarras como tema central. Um desses é, infelizmente, um descaso social que se faz cada vez maior em relação a este segmento.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Balizas Acrobáticas, Teoria Queer, Etnocenologia.