Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
O papel e demais aspectos da UAB no Brasil a partir da fala de professores de cursos a distância de Licenciatura em Física
Renato Santos Araujo 1
Deise Miranda Vianna 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, FIOCRUZ
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro, FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Estudos anteriores (ARAUJO; VIANNA, 2006) indicaram uma carência de pesquisas que amalgamassem os processos de formação de professores de Física com as propostas oficiais do governo em EaD. Nesse contexto, foram realizadas pesquisas bibliográficas (ARAUJO; VIANNA, 2008a; 2008b; 2008c) com o intuito de conhecer melhor alguns aspectos que permeiam a temática.
Em Araujo e Vianna (2008a), foi possível perceber, dentre outros aspectos, que a carência de professores no país tem norteado políticas públicas desde a década de 50. Assim, encontrar documentos oficiais rotulando a escassez de professores para a Educação Básica como algo emergencial (IBAÑEZ; RAMOS; HINGEL, 2007) mostra a pouca memória dos dirigentes do país em relação às ações políticas do passado. A falta de professores não é emergencial ou uma descoberta recente. Ela é uma característica crônica, existente há mais de meio século.
Nesse contexto, esse trabalho desenvolve, dentro de uma abordagem qualitativa, um estudo exploratório e estratégico sobre a formação de professores de Física nos cursos a distância de Licenciatura tendo como foco as opiniões dos professores de nível superior que atuam nesses cursos.
METODOLOGIA:
A pesquisa envolveu a coleta de dados não públicos de seres humanos e, por esse motivo, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Oswaldo Cruz, tendo obtido o deferimento para a sua realização por meio da Carta 076/09 do mesmo Comitê.
Decidiu-se escolher uma amostra de IES que pudesse representar esses diferentes estágios e, também as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Outra instituição selecionada para participar do estudo foi o governo federal.
Os critérios para inclusão de sujeitos na pesquisa foram o vínculo empregatício com as IES públicas que ofertam cursos a distância de Licenciatura em Física e a relação (atual ou anterior) direta e contundente na criação ou organização desses cursos.
Metodologicamente, optou-se pelo uso de entrevista semi-estruturada. A análise do conteúdo das falas foi realizada com base na Análise Temática (BARDIN, 1977).
RESULTADOS:
A análise temática das falas gerou uma série de temas divididos em váras categorias. Nesse trabalho serão apresentados alguns:
A categoria “O papel da EaD na política pública atual” se desdobra nos temas interiorização, novos espaços de formação e formação de professores. A categoria “Os aspectos legais” apontou para a adaptação anacrônica e inapropriada da legislação do ensino presencial para a modalidade a distância. Na Categoria “Aspectos metodológicos presentes nas políticas públicas” foi possível observar a presença dos temas a saber: modelo espanhol, Tecnologias da Informação e Comunicação, a imposição do modelo UAB de EaD e a fragmentação do curso. Na categoria “Polos de apoio presencial” estão os seguintes temas: infraestrutura, redução da evasão e novos espaços de formação. Na categoria “Os investimentos” os temas identificados foram os valores investidos, valor por aluno, desperdício de dinheiro público, a perda dos polos de apoio presencias e o período de financiamento.
CONCLUSÃO:
O Sistema UAB é uma política de Estado cujo objetivo é solucionar o problema da carência de professores na Educação Básica por meio da interiorização e ampliação das vagas nos cursos. Sobre esses aspectos, é importante destacar que a política atual, de fato, repete os mesmos procedimentos que têm caracterizado as tentativas inférteis para solucionar a carência de professores na Educação Básica dos últimos 60 anos, como é possível ver em Cunha (1979, 1988) e em Minto (2002).
Palavras-chave: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação a Distância.