Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
PERCEPÇÃO DOS SINDICALIZADOS RURAIS DOS MUNICÍPIOS DE CACHOEIRA, SÃO FÉLIX E MARAGOGIPE - BAHIA NO BAIXO PARAGUAÇÚ SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O MEIO RURAL.
Gerinaldo da Silva Lima 5
Amílcar Baiardi 5
1. Graduando em Ciências Sociais 5º período UFRB/CAHL Bolsista PIBIC
2. Professor Dr. Titular CAHL/UFRB
INTRODUÇÃO:
A pesquisa avalia a eficiência do Estado brasileiro na aplicação de determinadas políticas públicas, como as agrícolas, agrárias, pesqueiras e de promoção humana ou desenvolvimento rural, implementadas por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que engloba assalariados, pequenos e médios agricultores, parceiros, arrendatários, meieiros e pescadores artesanais. A avaliação se deu nos municípios baianos de Cachoeira, São Félix e Maragogipe, na região denominada Baixo Paraguaçu, e tentou mensurar os efeitos das políticas sobre os beneficiados, os sindicalizados, quanto à melhoria da qualidade de vida, ao aumento da produtividade e adoção de novas tecnologias.
METODOLOGIA:
A avaliação das políticas citadas anteriormente foi procedida por meio de uma pesquisa empírica com aplicação de questionários amostra probabilística e não probabilística de associados nos municípios selecionados. A metodologia utilizada foi composta por alguns passos principais como: Coleta de dados do rol de memmbros dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, contato com atores locais, identificação destes atores, onde e como licalizá-los, entrevistas previamente selecionada pela estratificação utilizando o software Excel, e guiadas por um questionário estruturado, Após a realização das entrevistas foi feita a revisão e a formação do banco de dados,Em seguida procedeu-se a transformação dos dados em tabelas e indicadores e validando os dados junto às comunidades pesquisadas e finalizando foram construídos os relatórios finais e artigos.
RESULTADOS:
Constatou-se a presença efetiva de diversas Políticas Públicas específicas ao meio rural nestes municípios, principalmente políticas são compensatórias. No que se refere à renda, os dados obtidos apontam para uma baixa eficiência no aumento da produção.Os Sindicatos são efetivamente os mediadores legais para que haja liberação. Entretanto não se observou maior apelo à cooperação. Os sindicalizados são muito individualizados, o que sugere resultados pouco positivos na produção, e que se promova incentivo a criação de espaços de discussões, com perpectivas de aumento de produção e permanentes de melhorias de aplicação destas Políticas.
CONCLUSÃO:
As intervenções do Estado brasileiro por meio de Políticas públicas específicas ao meio rural, remodelam a agricultura, especificamente os grupos de agricultores excluídos socialmente e que desenvolvem atividades tipicamente familiares, que contribuem para manter as populações no campo reduzindo o êxodo rural e contribuindo para aumento da oferta de alimentos e matérias primas. Não fora estas intervenções do Estado certamente o quadro de carências e de pobreza seria maior do que é atualmente
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Políticas Públicas, Desenvolvimento rural, Sindicatos de Trabalhadores Rurais.