Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
COEFICIENTES DE CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERES QUÍMICOS E FISICO-QUÍMICOS EM FRUTOS DE UMBU – CAJAZEIRA
Laurenice Araujo dos Santos 1
Ana Cristina Vello Loyola Dantas 1
Vanessa de Oliveira Almeida 1
Antonio Augusto Oliveira Fonseca 1
Joedson Pinto Barroso 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Nativa do semiárido do Nordeste brasileiro, a umbu-cajazeira (Spondias sp.) é explorada de forma extrativista, sendo cultivada em pomares domésticos ou em plantios desorganizados. Seus frutos geralmente são consumidos in natura, comercializados em feiras livres ou destinados ao abastecimento das indústrias. A caracterização dos acessos de uma dada espécie constitui uma das principais etapas da identificação de plantas com características promissoras, visando à exploração comercial dos frutos in natura e de seus produtos processados, bem como para uso em programas de melhoramento genético (Fonseca et al., 2002; Moura et al., 2005).
O estudo de correlações entre caracteres de importância agronômica tem sido realizado em trabalhos de melhoramento por servir de base para o melhorista decidir sobre o material que deve ser selecionado ou descartado. Altos valores de correlação entre características indicam a possibilidade de realização de trabalhos de seleção para fatores de difícil observação, baseando-se na análise de fatores facilmente observáveis.
Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar as associações existentes entre os caracteres químicos e físico-quimicos de genótipos de umbu-cajazeira provenientes de municípios situados na região do semiárido da Bahia.
METODOLOGIA:
As avaliações foram realizadas em populações de umbu-cajazeira dos seguintes Municípios do semiarido da Bahia: Milagres (3), Itaberaba (2), Iaçu (1), Retirolândia (3), Rafael Jambeiro (3), Itatim (1), Santa Teresinha (2), Santo Estevão (5), Santa Bárbara (5) e Serrinha (5), totalizando 30 genótipos.
Os frutos foram coletados no solo e encaminhados ao Laboratório de Tecnologia Vegetal da URFB/Cruz das Almas-BA, onde foram avaliados quanto aos parâmetros: pH; acidez titulável (AT), em percentual de ácido cítrico; sólidos solúveis (SS); relação SS/AT, determinada matematicamente; teor de vitamina C (ácido ascórbico); açúcares totais (AÇT), redutores (AR) e não redutores (ANR); e Índice tecnológico, obtido mediante a equação: IT = (SS* RP)/100).
Para avaliar a magnitude de associação entre os caracteres foi utilizado o método de correlação de Pearson ao nível de 5% de probabilidade. As análises foram conduzidas com auxílio do programa estatístico Genes.
RESULTADOS:
As estimativas dos coeficientes de correlação (r) para os caracteres avaliados possibilitaram avaliar a magnitude e o direcionamento das influências de um caráter sobre o outro, dando um indicativo simples de associação entre os caracteres. Dentre os caracteres avaliados, foi possível observar uma maior correlação significativa entre sólidos solúveis e açúcares redutores (r = 0,96). A característica sólidos solúveis (SS) também se correlacionou significativamente com a relação SS/AT (r = 0,65), açúcares redutores (r = 0,90), açúcares não redutores (r = 0,84) e índice tecnológico (r = 0,90), indicando a possibilidade de selecionar indivíduos superiores a partir da avaliação dos sólidos solúveis, que é facilmente determinado através do refratômetro. A correlação entre SS e Vitamina C, e índice tecnológico e Vitamina C, embora significativas, foram de baixa magnitude (r = 0,43 e r = 0,40), indicando dificuldade para a seleção simultânea desses caracteres. Os caracteres pH e AT foram negativamente correlacionados (r = -0,69).
CONCLUSÃO:
O caráter sólidos solúveis pode ser utilizado para avaliar indiretamente genótipos de umbu-cajazeira com elevados índices tecnológicos, que envolve o rendimento em polpa de fruto.
Palavras-chave: Genótipos, caractere agronômico, índice tecnológico.