Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 12. Ensino de Ciências
Contribuições para o Ensino de Química na Educação Básica
PAULO ROBERTO TAVARES DE SOUZA 1
AMARILDO SOUZA ROCHA FILHO 2
LAIO ANDRADE SACRAMENTO 2
HUGO BENTO SANTOS 2
IAGO FARIAS SANTANA BULHÕES 2
1. Professor do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença
2. Aluno do Curso de Informática do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença
INTRODUÇÃO:
O presente estudo foi realizado com o intuito de identificar quais os conteúdos da disciplina Química que apresentaram maior dificuldade de aprendizagem para os alunos do ensino médio, bem como, propor alternativas que auxiliem e/ou viabilizem o ensino dessa disciplina. Por se tratar de uma disciplina dita “exata”, a Química traz consigo uma série de fatores que provocam certo desconforto aos seus aprendizes, especialmente, aos alunos da Educação Básica. Outro fator que contribui para dificultar a aprendizagem da disciplina é a falta de emprego de outras alternativas/estratégias de aprendizagem, dentre as quais pode-se citar o emprego de material lúdico e materiais didáticos modernos, como kit multimídia, recursos laboratoriais, etc., o que aumenta o nível de abstração exigido para apreensão dos temas propostos. Por esse motivo a grande questão levantada foi "como os docentes podem direcionar a atenção dos alunos à disciplina de química, despertando o interesse dos mesmos, motivando-os e tirando-os de uma atitude de descaso em sala de aula?".
METODOLOGIA:
Para desenvolvimento do presente trabalho foi realizada uma entrevista com 20 alunos do 2º ano do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Aquicultura, Turismo e Informática do Instituto Federal da Bahia – Campus Valença, a fim de identificar quais os temas abordados na disciplina Química até o momento da pesquisa apresentava maior dificuldade na aprendizagem. Na entrevista foi aplicado um questionário composto por três questões, sendo todas subjetivas, as quais procuravam identificar quais os conteúdos que apresentaram maior nível de dificuldade quando expostos; quais os motivos, segundo os alunos, implicaram nas dificuldades apresentadas; e quais as possíveis soluções para os problemas identificados. Concomitantemente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de sites independentes, periódicos e outros conteúdos disponíveis na internet, para identificar quais são as novas alternativas metodológicas apontadas para o Ensino de Química.
RESULTADOS:
Realizada a pesquisa de Campo, 75% dos entrevistados apontaram o tema “Ligações Químicas” como sendo aquele que mais tiveram dificuldade de aprendizagem, seguido do tema “Ácidos e Bases”, com 25% dos votos. As principais causas apontadas como as responsáveis pelo fracasso no modelo de ensino dos temas referidos, conforme citação dos entrevistados, foram: curto período dedicado para a abordagem dos conteúdos; falta de exercícios para fixação dos temas propostos; dificuldade para compreensão da linguagem utilizada pelo professor no momento da exposição; aulas monótonas e desmotivantes; auto grau de complexidade dos conteúdos. Perante os problemas indicados, as soluções apontadas como possíveis para resolver ou, ao menos, minimizar os mesmos seriam: apresentação dos conteúdos de forma lúdica e dinâmica; maior quantidade de trabalhos de pesquisa e exercícios de fixação; revisão geral e de modo simplicado após conclusão do conteúdo; melhor capacitação do professor para exposição do tema, incluindo aqui os aspectos pedagógicos e sócio-afetivos.
CONCLUSÃO:
Após as análises dos dados obtidos, pode-se concluir que é preciso uma ressignificação no ensino de Química, especialmente em tópicos como “Ligações Químicas” e “Conceitos Ácido-Base”. A melhor capacitação do professor e a diversificação na utilização do recurso didático podem dar um impulso considerável na dinâmica do processo ensino-aprendizagem para a disciplina, isso, é claro, além da contextualização dos temas propostos e a consequente aproximação do aprendiz de sua realidade.
Palavras-chave: Ensino de Química, Recursos didáticos , Estratégias de aprendizagem.