Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 8. Educação Matemática
O Jogo de Xadrez: uma alternativa para dinamização do processo Ensino/Aprendizagem de Matemática
Paulo Roberto Tavares de Souza 1
1. Professor do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença
INTRODUÇÃO:
A motivação do educando talvez seja o fator primordial na tentativa de se entender o quadro atual da nossa educação. Pesquisadores propõem a adoção de atividades que de algum modo consigam envolver o aluno, de modo a torná-lo um co-autor do processo de construção do conhecimento. Dentre tantos fatores apontados como possíveis responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem em matemática, a falta de habilidades específicas é um dos mais citados por educadores desta disciplina, em especial nas séries finais do ensino fundamental, bem como, do ensino médio. A forma de trabalhar a matemática pode, também, ser uma das razões causadoras desse fenômeno. A aplicação de atividades lúdicas é apontada por muitos como uma das saídas mais viáveis para favorecer o ensino. Na linha de frente desse trabalho com a utilização de jogos para a promoção da melhoria do processo ensino-aprendizagem o Jogo de Xadrez assume uma postura toda especial. Neste trabalho tenta-se reunir alguns estudos importantes relacionados ao Jogo de Xadrez, bem como sua estreita relação com o ensino de algumas áreas do conhecimento, em especial a Matemática, procurando avaliar as influências do Jogo de Xadrez no ensino de matemática, a partir da possibilidade de desenvolvimento de habilidades específicas.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico disponível na forma impressa, bem como, de pesquisas publicadas e disponíveis na internet, com a utilização de sites de busca. Os trabalhos encontrados foram agrupados por categoria, do seguinte modo: I – as possíveis contribuições do Jogo de Xadrez; II – Xadrez para todas as idades; III – Xadrez e formação de professores; e, IV – Introdução do Xadrez no Brasil. Os principais resultados abordados nessas pesquisas serão apresentados a seguir.
RESULTADOS:
O ensino de xadrez para crianças é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, entender valores e desenvolver habilidades, pois o jogo vai trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática. Pesquisas realizadas pelo mundo todo constataram que o xadrez ensinado metodicamente constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o Quociente Intelectual (QI) das crianças. As pesquisas já elaboradas dão conta de um grande bojo de competências que podem ter seu desenvolvimento potencializado com a prática do Jogo de Xadrez, tais como memória, inteligência e raciocínio analítico. Do ponto de vista pedagógico, o jogo/esporte xadrez estimula, ao menos, cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo: I – Raciocínio na busca de meios adequados para alcançar um objetivo; II – Organização de variedades de elementos; III – Antecipação de ações futuras; IV – Prevenção de prováveis conseqüências; V – Tomada de decisões.
CONCLUSÃO:
Os resultados das pesquisas aqui abordadas exprimem todo o potencial do Jogo de Xadrez como instrumento de apoio pedagógico, em especial no ensino de matemática, mas também em diversas outras áreas. Ele pode ser empregado de diversas formas, como instrumento auxiliar que vão desde o desenvolvimento de habilidades básicas, até a participação na formação do educador matemático.
Palavras-chave: Jogo de Xadrez, Ensino de Matemática, Formação de Professores.