Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE FRUTOS DE Passiflora cincinnata Mast., Passiflora alata C. e Passiflora setacea D.C.
Fernanda de Azevedo Souza 1
Eder Jorge de Oliveira 2
Jacqueline Araújo Castro 3
José Luiz Souza dos Santos 4
Tailan Queiroz Cavalcante 1
Simone Sacramento dos Santos Silva 5
1. Bolsista de Iniciação científica Júnior - Fapesb/CNPq, CNPMF
2. Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical - BA.
3. Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - UFRB/EMBRAPA
4. Bolsista de Apoio Técnico Fapesb - Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
5. Estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
As principais áreas de cultivo são ocupadas pelo maracujá-amarelo e maracujá roxo (ambos Passiflora edulis Sims), que compreendem as espécies mais cultivadas do gênero. No entanto, outras espécies vêm sendo investigadas quanto ao seu potencial agronômico e qualidade físico química de seus frutos, visando à exploração e o fornecimento de genes relacionados à qualidade dos frutos e resistência a doenças. O Banco Ativo de Germoplasma de Maracujazeiro (BAG-Maracujá) da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical mantêm, na sua coleção, acessos de P. cincinnata Mast., P. alata C. e P. setacea D.C. No entanto, para maior valorização dos seus frutos e melhor utilização destas espécies em programas de melhoramento, torna-se necessária a descrição e avaliação das suas qualidades. Este trabalho objetivou a caracterização física e química de frutos de três espécies de Passiflora, de forma a indicar a potencialidade de utilização destas espécies para consumo in natura, ou para uso no melhoramento genético.
METODOLOGIA:
Foram utilizados oito acessos da espécie de P. cincinnata Mast., cinco de P. alata C. e três de P. setacea D.C, tomando-se como testemunha um acesso da cultivar “Gigante amarelo” da espécie P.edulis. Os genótipos estudados são mantidos no BAG-Maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas (BA). Analisou-se doze frutos por acesso, os atributos avaliados foram: peso do fruto (PF), comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF); peso da polpa (PP); acidez total titulável (ATT), medida em g de ácido cítrico por 100 ml de suco. O peso da polpa e fruto foi obtido por meio da pesagem em balança eletrônica semi-analítica. Na determinação do teor de sólidos solúveis totais (SST), foi utilizado refratômetro manual. A medida da acidez foi realizada por meio da titulação com hidróxido de sódio (NaOH), utilizando fenolftaleína como indicador ácido-base.
RESULTADOS:
Dentre os acessos da espécie P.cincinnata Mast., o BGM 268 destacou-se por possuir maior peso (94,17 g), comprimento (5,64 cm) e diâmetro (5,92 cm) de fruto, além de apresentar maior proporção de polpa (35,45g). Nas características químicas, este genótipo apresentou sólidos solúveis totais (8,97 ºBrix) e acidez total titulável (5,84%) elevados. Dos acessos de P.alata C. analisados, o BGM 163 mostrou-se superior aos demais em termos de peso (179,54 g), comprimento (11,12 cm) e diâmetro (6,81 cm) do fruto, bem como para peso da polpa (41,49 g). Entretanto, apresentou o menor valor para Brix (15,98 ºBrix), e ATT de (1,07%). Na espécie P. setacea D.C, o acesso BGM 272 destacou-se por possuir maior peso (83,0 g), comprimento (6,20 cm) e diâmetro de fruto (4,80 cm) de fruto, maior valor para peso da polpa (26,28 g), Brix (18 ºBrix) e ATT (2,98%). Apesar das espécies avaliadas apresentarem menor desempenho que a testemunha (“BRS Gigante amarelo”), P.alata e P.setacea destacaram-se por possuírem elevados valores de sólidos solúveis. Além da conhecida resistência a doenças foliares do maracujazeiro, a espécie P.setacea demonstrou ser uma alternativa para transferência de genes relacionados ao teor de sólidos solúveis para P. edulis.
CONCLUSÃO:
Os acesso BGM268 da espécie P.cincinnata Mast., BGM163 da P.alata C. e BGM272 da P.setacea D.C. revelaram potencialidade de uso industrial e consumo in natura, após processo seletivo, bem como sua aptidão para uso em programas de melhoramento. A diversidade de características encontradas permite a adoção destes frutos para atender nichos de mercado.
Instituição de Fomento: Fapesb e CNPq.
Palavras-chave: Maracujazeiro, Qualidade de fruto, Potencial agronômico.