Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
CARACTERIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RUPTURA OU CONTINUIDADE NA FORMAÇÃO?
Amanda Leite Novaes 1
Augusto César Rios Leiro 2
1. Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
2. Departamento de Educação, Universidade Federal da Bahia – UFBA e Universidade do
INTRODUÇÃO:
O processo expansionista de industrialização, a circulação rápida de informação, a organização de áreas comerciais e de blocos econômicos atrelados a mercados físicos e financeiros em nível mundial impulsionaram o processo moderno de globalização ocorrido a partir do final do século XX, e redimensionaram significativamente a cultura, a ciência e a tecnologia. Essas mudanças influenciaram historicamente diferentes espaços de formação, notadamente, o das universidades brasileiras. Os acontecimentos postos, ao lado da crise institucional gerada na esteira da política neoliberal capitalista, colocaram parte significativa destas instituições de ensino como interessadas nesse debate social. Dessa reflexão contextual é que surge a presente investigação cujo principal intento foi analisar se há ruptura ou continuidade no processo de formação profissional em Educação Física a partir da caracterização dos cursos de pós-graduação lato sensu desenvolvidos na Bahia. Trata-se de uma pesquisa em educação, de natureza qualitativa e que fora desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.
METODOLOGIA:
A pesquisa fundamentou-se no materialismo histórico e dialético como referência teórica, e considerou a entrevista com professores/gestores e o estudo documental como procedimentos metodológicos. Os cinco sujeitos de diálogo da investigação foram identificados por terem sido coordenadores dos cursos de especialização oferecidos com relativa periodicidade, a partir de distintas temáticas na área e de modalidades institucionais de ensino superior (faculdades ou universidades) públicas e privadas. Além disso, importa ressaltar que, dentre as universidades baianas participantes do estudo, têm-se cursos tanto do âmbito federal como do estadual. A partir dos depoimentos, então, a discussão e análise foram possíveis com o entrecruzamento das categorias de mediação, existentes no princípio de indissociabilidade entre teoria-prática, ensino-pesquisa, demanda-oferta, dentre outras mediações, e totalidade concreta de caracterização dos cursos investigados.
RESULTADOS:
O diálogo com professores/gestores participantes da pesquisa revelou propostas de trabalho diferenciadas com as experiências de cursos desenvolvidas por instituições baianas, embora todas atendessem às exigências mínimas estabelecidas pelo MEC-INEP. Ao passo que temos cursos de um fim de semana por mês, em que os alunos não obtêm materiais antecipadamente para estudo (e isso gera um formato de cursos em forma de palestras pontuais), nota-se experiências em que a construção dos módulos surge de demandas concretas apresentadas por estudos científicos, sendo que há articulação de conhecimentos desde a concepção inicial do trabalho. Além disso, constatou-se a dispersão de enfoques temáticos dos cursos e pode representar a descontinuidade na formação de professores, tendo em vista que o número reduzido na oferta de cursos no âmbito das metodologias de ensino. Importa registrar, ainda, que a formação inicial em Educação Física na Bahia é marcada por ofertas em Licenciatura.
CONCLUSÃO:
Duas experiências de curso desenvolvidas em instituições públicas, e com ofertas gratuitas, portanto, nos permitiram perceber novas formatações de aulas que rompam com o perfil de “aula-palestra” e deem maior consistência e qualidade à formação dos professores na Bahia. Sendo assim, os cursos de pós-graduação lato sensu precisam evidenciar políticas de formação continuada, articuladas com a formação inicial, que vislumbrem caminhos alicerçados na dimensão humana do sujeito social.
Palavras-chave: Pós-graduação lato sensu, Educação Física, Formação Continuada.