Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
A performance no Recôncavo da Bahia: intercâmbios entre a performance-art e a cultural performance
Tereza Violeta de Queiroz Martinez 1
Ayrson Heráclito Novato Ferreira 2
1. Acadêmica de Cinema e Audiovisual- CAHL - UFRB - Autora
2. Prof. Mestre. - CAHL - UFRB - Orientador
INTRODUÇÃO:
A arte da performance vem explorando diversos espaços, por ser uma arte em sua essência inovadora. No Recôncavo da Bahia encontramos alguns artistas que dialogam com o local - mundial através de seus trabalhos. Dentre os artistas mapeados encontramos Marepe, Ieda Oliveira, Ana Fraga, Tina Melo e o Grupo Mandu Performance-art. Ampliando os conceitos de performance, segundo a autora Regina Melim, o artigo propõe uma análise de algumas obras desses artistas - através de possíveis intercâmbios entre a performance-art e a cultural performance no Recôncavo da Bahia.
METODOLOGIA:
Para alcançar os resultados esperados da pesquisa foi necessário realizar, num primeiro estágio, um apanhado teórico e conceitual, a partir da leitura de bibliografia básica e complementar sobre a performance-art e a cultural performance. Para realizar o mapeamento de artistas do Recôncavo que trabalham com a performance-art, foram consultados catálogos bem como uma pesquisa em bancos de dados de instituições culturais. Essas consultas foram realizadas a fim de obter telefones, endereços eletrônicos e/ou residenciais de artistas referentes a pesquisa. Após realizar o mapeamento, foram realizadas entrevistas com os artistas localizados, a fim de aprofundar melhor o estudo para a análise das obras. Desta forma, foi realizado uma análise bibliográfica, descritiva, crítica e exploratória a fim de buscar os possíveis diálogos estéticos entre a cultural performance e a performance-art.
RESULTADOS:
Dos artistas mapeados e entrevistados encontramos Marepe e Ieda Oliveira da cidade de Santo Antônio de Jesus, Ana Fraga de São Felix, Tina Melo e o Grupo Mandu Performance-art, de Cachoeira. Marepe e Ieda possuem obras que fazem referência direta à cidade natal. Marepe leva para as obras o universo dos trabalhadores informais, as expressões populares, objetos do cotidiano que remetem seu lugar de origem. Ieda retrata seu imaginário, as recordações de infância, as brincadeiras e jogos infantis, as palavras, resgatando muitas vezes a tradição de festas populares e religiosas do Recôncavo. Ana Fraga e Tina Melo não possuem em suas obras demonstrações explícitas de um diálogo com a cultural performance. Porém, ainda assim podemos identificar contaminações em alguns trabalhos estudados. O Grupo Mandu Performance-art já surge como proposta de estudo e experimentação para criação de obras que possuem relações com as matrizes culturais encontradas no Recôncavo.
CONCLUSÃO:
É interessante perceber como é possível sim, que a cultural performance possa estabelecer contaminações com a arte contemporânea da performance-art. Não há como o artista se distanciar da sua terra natal. O artista é um observador, e nada pode escapar a seu olhar e sensibilidade. O estudo e análise proposto sobre a performance no Recôncavo da Bahia, nos traz o conhecimento e reconhecimento da existência dessas obras e artistas, o que determinam a importância desta pesquisa de um modo geral.
Instituição de Fomento: CNPQ/UFRB
Palavras-chave: Performance-art, Cultural Performance, Recôncavo da Bahia.