Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
O PROGRAMA DE TREINAMENTO DE PAIS COMO UMA IMPORTANTE FORMA DE INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA NA FAMÍLIA
Valdomiro da Paixão Santos 1
Zelma Freitas Soares 2
Társis Cajado Chaves da Silva 3
Gustavo Marcelino Siquara 4
Thiago da Silva Gusmão Cardoso 5
Patrícia Martins de Freitas 6
1. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
2. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
3. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
4. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
5. Estudante de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
6. Prof.ª Dr.ª - Adjunta do Centro de Ciências da Saúde - UFRB.
INTRODUÇÃO:
Diversos estudos destacam o importante papel que a família e o estilo parental da relação com os filhos têm no desenvolvimento das crianças. Embora as relações familiares sejam importantes, os pais geralmente recebem pouca preparação, além da própria experiência como pais, produzindo-se a maior parte da aprendizagem durante a realização da tarefa por meio do ensaio e erro.
A aprendizagem das normas de convivência e comportamentos sociais se dá primeiro com a família e depois com os outros ambientes em que a criança vive. A situação familiar, tanto em sua dimensão física quanto na relacional, mostra-se como um dos principais fatores de determinação de problemas de ordem socioafetiva e educacional em crianças.
Cuidar da educação de uma criança, supervisionando o desenvolvimento de comportamentos adequados, habilidades sociais e valores, pode ser uma tarefa não muito fácil. Muitos pais acabam reproduzindo na educação dos filhos os mesmos modelos aplicados por seus pais, reproduzindo práticas que hoje já não se fazem adequadas. Somando isto ao estresse do trabalho e aos problemas cotidianos.
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da influência dos modelos de condutas parentais nos padrões comportamentais de escolares.
METODOLOGIA:
Este trabalho é resultado de um Plano de Estudo Individual (PEI) desenvolvido como atividade de um Grupo de Pesquisa. A construção envolveu a coleta de artigos e livros sobre a temática “Treinamento de pais” e a construção de um banco teórico e de dados. Busca-se assim, a construção de um arcabouço teórico e metodológico sobre a temática para o desenvolvimento do Programa de Treinamento de Pais para crianças com problemas de comportamento, em escolas publicas no município de Santo Antônio de Jesus – Ba.
Para este trabalho, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre a temática a partir de livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas e pesquisa de trabalhos em revistas de base de dados com as palavras-chave “práticas parentais e práticas educativas”.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que um dos maiores fatores de riscos para o desenvolvimento de comportamentos inadequados pelas crianças, está à exposição a modelos agressivos, principalmente pelos pais. Estudos apontam a falta de habilidades parentais como responsável pelo desenvolvimento ou manutenção dos problemas de comportamento nas crianças.
Nesta perspectiva, os padrões comportamentais mantidos pelos pais em relação aos próprios filhos são variáveis importantes na caracterização do ambiente familiar, principalmente no que tange à influência que esse ambiente exerce sobre a educação de crianças e de adolescentes.
Outros estudos apontam que as práticas parentais educativas inconsistentes e agressivas à problemas nos desenvolvimentos cognitivo e social e no desempenho acadêmico dos filhos. Pode-se destacar ainda, que tanto a análise das práticas de manejo parental quanto o desenvolvimento de modelos interventivos para a família sejam permeados pelo conceito de habilidades sociais educativas.
CONCLUSÃO:
Devido à importância das relações familiares, têm se desenvolvido nos últimos anos programas de intervenções dirigidas aos pais e responsáveis buscando orientá-los na promoção de um desenvolvimento mais adaptativo das crianças com problemas de comportamento, como o treinamento de pais. O programa ensina aos pais à desenvolver o papel de co-terapeutas de si e dos filhos, com o objetivo da generalização comportamental das sessões com o terapeuta.
Instituição de Fomento: Fapesb e CNPq
Palavras-chave: Problemas de comportamento, Práticas parentais, Práticas educativas.