Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Agentes Etiológicos de Doenças Identificados, em Diversas Espécies Vegetais, na Clínica Fitopatológica da EBDA
Maria Zélia Alencar de Oliveira 1
Cristiane de Jesus Barbosa 2
Paulo Prates Júnior 3
Marcela Fonseca Souza 4
Cyntia Santiago Anjos Duarte 5
Camila Santana Vieira 6
1. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
2. Dra. Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
3. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
4. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
5. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
6. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
INTRODUÇÃO:
As doenças constituem um fator de risco importante na agricultura, visto que ocasionam grandes prejuízos, comprometendo a produção e a produtividade. Estima-se que são responsáveis por perdas anuais de produção de 15 a 20%, podendo algumas atingir cerca de 100%.
Entretanto, um problema enfrentado na área agrícola, diz respeito à diagnose dessas doenças, o que implica na necessidade de recorrer a especialistas, para evitar a adoção de medidas de controle inadequadas, notadamente, quando envolve o uso de agrotóxicos.
Nesse contexto, a Clínica Fitopatológica da EBDA foi criada, como um serviço do Laboratório de Fitopatologia, para atender a agricultores, órgãos públicos de âmbito federal, estadual e municipal, extensionistas e pesquisadores, no que se refere às análises de materiais vegetais, inclusive sementes, visando à diagnose de doenças em plantas de interesse tanto econômico como particular. Ressalta-se que essa atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, além de ser uma fonte sobre a ocorrência, a frequência e a distribuição espacial de doenças.
De acordo com o exposto, o presente trabalho apresenta os agentes etiológicos identificados em diversas espécies vegetais, na Clínica Fitopatológica da EBDA.
METODOLOGIA:
As amostras apresentando sintomas característicos de doenças de natureza biótica foram submetidas a uma avaliação preliminar, para determinar a natureza do agente etiológico (fungo, bactéria, vírus ou nematóide). Na identificação dos fungos, as plantas foram examinadas ao microscópio estereoscópico, sendo preparadas lâminas a partir do material vegetal infectado, pelo método direto, e visualizadas em microscópio óptico. Quando não foi possível a imediata identificação, colocou-se o material em câmara úmida e/ou procedeu-se ao isolamento do agente da doença, em meio BDA (Batata-dextrose-agar) e/ou V8, de fragmentos de tecidos lesionados. As identificações de viroses e bactérias foram realizadas por meio de testes biológicos em plantas indicadoras, sorologia ou métodos moleculares em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
RESULTADOS:
Em relação aos diagnósticos fúngicos, o mais frequente foi determinado por Lasiodiplodia theobromae , em mangueira e fícus provocando morte descendente. Ainda, em mangueira, detectou-se os fungos Ceratocystis fimbriata , Fusarium sp. e em fícus o gênero Phomopsis . Colletotrichum sp. foi recuperado de maracujá e de outras espécies vegetais (helicônia, ixora, lichia, orquídea e palma) com sintomas aéreos, sendo C. gloeosporioides o mais presente. Igualmente, ocasionando manchas foliares, foram identificados os fungos Pestalotiopsis sp. (coqueiro e helicônia) e Bipolaris sp. (helicônia). Em amostras de maracujá constatou-se o fungo Cladosporium herbarum , Alternaria sp. e Fusarium sp. Este último foi encontrado, também, associado à ixora, lichia, limoeiro e frutos de abacaxi. Diplocarpon rosae e Peronospora sp. ocorreram em roseira e Curvularia lunata em gramíneas.
Evidenciou-se a presença da bactéria Xylella fastidiosa em amostras de laranjas doces. Viróides de citros foram identificados em plantas de pomelo Star Rubi e Tangerina África do Sul. A infecção por isolados severos de Citrus tristeza virus foi observada em laranjas doces.
CONCLUSÃO:
De outubro de 2009 a agosto de 2010, na Clínica Fitopatológica da EBDA, foram constatados fungos, bactérias e vírus em diversas espécies vegetais.Dentre os fungos, Lasiodiplodia e Colletotrichum foram os mais frequentes. Quanto à Lasiodiplodia , necessitam-se novas pesquisas para uma melhor compreensão sobre os aspectos que levam este fungo a contribuir nos processos de podridões e seca, em várias espécies vegetais.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: fungos, bactérias, vírus.