Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
Projeto Itinerante de Popularização de Ciências - Astronomia no Planetário
Tereza Cristina Santos Torres 1
José Carlos Santos 1
Otávio de Oliveira Santos 1
Isabel de Jesus Lima 1
Aysses do Carmo Oliveira 1
Círia Lima Dias 1
1. Universidade Estadual de Feira de Santana - Museu Antares de C&T
INTRODUÇÃO:
Os Centros e Museus de Ciências se encontraram em quase sua totalidade nos grandes centros urbanos. Isto ocorre devido a maioria dos museus de ciência pertencerem às universidades, normalmente localizadas nas áreas metropolitanas. Dessa forma, a população do interior fica sem acessar aos serviços dessas instituições e se torna de fundamental importância superar esta barreira, e com isso oportunizar à população do interior do Estado da Bahia. A divulgação cientifica aproxima o público da compreensão do que é feito em ciência e de seus processos e, veicula informações que auxiliem na melhoria da qualidade de vida alem de ajudar na formação de cidadãos dentro de um processo de inclusão científica. Desde a sua fundação, o Observatório Astronômico Antares, atualmente elevado ao status de Museu Antares de C&T (MACT), realiza um contínuo trabalho de divulgação da Astronomia. Contando com um planetário fixo com capacidade para 50 pessoas, este se constitui um dos mais importantes instrumentos divulgadores da Astronomia na Bahia. Diante da grande atratividade causada pelo planetário, a partir de 2007 foram iniciadas atividades itinerantes feitas com um planetário móvel com capacidade para 25 pessoas. Neste trabalho são apresentados os resultados das ações realizadas neste projeto.
METODOLOGIA:
Os planetários são ambientes que permitem a simulação dos movimentos dos corpos celestes no céu. Explorando o fascínio provocado pela Astronomia no público em geral, este ambiente se torna um palco para a discussão de vários temas ligados a Astronomia, explorando inclusive seus entrelaçamentos transversais e interdisciplinaridade. Utilizando um projetor STARLAB, podem ser projetadas no domo do planetário, situações que permitam discutir temas tais como: estações do ano, movimentos da Terra, localização de astros celestes, constelações, mitologia, constituição e processos físicos dos astros, dentre outros. As seções são com duração de 20 minutos, e a abordagem varia de acordo com o público presente. Usualmente as visitas do planetário são acompanhadas de observações do céu realizadas com pequenos telescópios. Usualmente as apresentações são realizadas por bolsistas de extensão.
RESULTADOS:
O projeto do Planetário Itinerante, em seus 3 anos de atuação, já se apresentou em cerca de 20 cidades da Bahia, sendo o público atendido composto por estudantes de todos os níveis e público em geral. O projeto, além de atuar em escolas também se apresenta em praças públicas e eventos festivos tais como os promovidos nos dias da Criança e do Trabalho em parceria com o SESC. Tem aumentado o número de solicitações para a presença do planetário elevando a sua abrangência conforme mostra o mapa de atividades do projeto.
CONCLUSÃO:
A utilização da Astronomia como veículo motivador para o interesse em ciências tem se mostrado uma boa estratégia de popularização. O interesse despertado pelo planetário mostra um ambiente favorável para o ensino de vários conceitos de física, geografia e matemática. Com estas ações, a grande parcela da população afastada dos instrumentos públicos dos grandes centros, tem oportunidade de se envolver em um ambiente de ensino e divulgação de ciências intrigante e motivador.
Palavras-chave: Astronomia, Popularização de Ciência, Ensino de Ciências.