Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES EM PROTIUM BAHIANUM DALY (BURSERACEAE) EM PAISAGEM DE RESTINGA, BA
Uiré Lopes Penna 1
Blandina Felipe Viana 1
Fabiana Oliveira da Silva 1
1. Departamento de Zoologia - IBIO - UFBA
INTRODUÇÃO:
O estudo foi realizado no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, o qual faz parte do complexo de dunas do Abaeté, ao norte de Salvador, Bahia (12º55’07.19’’S e 38º19’03.78’’O). O Parque possui uma área de 1milhão e 200 metros, com 5 km de comprimento e uma largura média de 1 km. Escolhemos uma planta endêmica deste ambiente, o Protium bahianum Daly (Burseraceae).
METODOLOGIA:
Objetivamos, primeiramente, descrever as características morfoanatômicas dos frutos nos diferentes estádios; depois, analisar temporalmente estes estádios e identificar os efetivos dispersores das sementes; e daí então, avaliar o efeito da predação de frutos sobre a germinação das sementes. Ao final, buscamos avaliar os resultados e relacioná-los aos processos ecológicos responsáveis pela manutenção do ambiente. Isso só foi possível devido às visitas ao local, onde foram coletados frutos em diferentes estágios (imaturo, intermediário e maduro).
RESULTADOS:
O fruto, denominado filotrimídio, foi caracterizado morfologicamente em ambiente laboratorial. Monitoramos 7 indivíduos ao final da floração, desde janeiro até junho de 2010, a fim de avaliar os seus estádios. A fenofase de frutificação das plantas monitoradas atingiu seu ápice em maio. A análise das características confirmou a síndrome de dispersão; as observações focais nos apontaram a ornitocoria. Cyanocompsa brissonii representa um grupo de dispersores de sementes de Protium bahianum . Observações complementares nos apontaram o consumo do exocarpo ariliforme por Crematogaster sp.. Apesar da germinação de três sementes no teste-piloto, nenhuma semente do experimento principal germinou.
CONCLUSÃO:
Atribuímos a ausência de germinação das sementes ao estresse hídrico sofrido por elas durante o tratamento. Este trabalho tem um registro de plântulas de Protium bahianum , o qual pode ser útil para o desenvolvimento de planos de manejo e/ou recuperação de dunas de restinga.
Instituição de Fomento: PIBIC-FAPESB
Palavras-chave: Fenologia, Morfoanatomia, Dunas.