Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Percepção do Bem-Estar Animal (BEA) por estudantes do ensino médio e técnico agropecuário.
João Pedro Lima da Conceição 1
Jair Araújo Marques 2
Evani Souza Oliveira Strada 3
Olga Teresa Barreto Cruz 4
Meiby Carneiro de Paula Leite 5
Leone Ricardo de Carvalho Santana 6
1. Estudante do Curso técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Alberto torres –
2. Professor Adjunto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
3. Doutoranda em Ciência Animal Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
4. Mestranda em Zootecnia – Universidade Estadual de Maringá – UEM.
5. Professor Adjunto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
6. Aluno de graduação do curso de Zootecnia da UFRB.
INTRODUÇÃO:
A relação do homem com os animais, desde a pré-história, tem se modificado. Passando de uma atitude predatória, como forma de obtenção de alimento, até a domesticação dos animais, tornando-o parte de seus hábitos e cultura (Lensink, 2002). Nos primórdios da domesticação, os animais, provavelmente, encontraram nos seres humanos uma relação de certa vantagem: abrigo das intempéries e alimento mais regular que em vida livre e proteção contra predadores (Molento e Bond, 2008). Segundo o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal, os processos determinantes de dor ou angústia em seres humanos causam o mesmo em outras espécies. Assim, segundo Szpilman (2006), quando se pensa em bem-estar animal (BEA) e levando em consideração o comportamento animal, pode-se identificar o sofrimento, as necessidades, as motivações, o medo, o estresse e os limites de adaptação. O enfoque global de produção de alimentos saudáveis e com maior bem-estar dos animais esta mudando os sistemas tradicionais de produção animal. É muito importante conhecer a visão dos jovens com diferentes formações em relação ao conceito de BEA. Desta forma, objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de conhecimento em relação ao BEA dos alunos do curso técnico em agropecuária frente aos demais alunos do ensino médio.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado, em Cruz das almas, Bahia, por meio de uma pesquisa opinião feita entre 120 estudantes do Colégio Estadual Alberto Torres - CEAT. Foi realizado um questionário com cinco perguntas buscando descobrir a percepção que os alunos do curso técnico em agropecuária em comparação com demais alunos do ensino médio tem sobre o bem estar animal.
Pesquisa de opinião
Idade_______ Sexo: F ( ) M( ) Origem: Urbana ( ) Rural ( )
Estudo ( ) Agropecuario ( ) Serie: 1( ) 2( ) 3( )
1.Já ouviu falar de Bem Estar Animal (BEA) Sim( ) Não ( )
2.Que você acha dessa necessidade (BEA) Importante( )
Não Importante ( ) Não Sei( )
3.Os animais têm sentimentos Sim ( ) Não ( )
4.Quais animais têm sentimentos Todos ( ) Cães e Gatos( )
Bovinos e Cavalos( ) Peixes( )
5.Os animais têm comportamento próprio Sim ( ) Não( )
Os dados foram analisados pela análise de variância foi feita por intermédio do programa ANOVA do programa Statistical Analysis Sistem.
RESULTADOS:
Foram avaliadas 120 pessoas, sendo que 70,0% dos entrevistados eram do ensino médio e 30% do ensino técnico agropecuário. 61,7% dos entrevistados foram mulheres e 38,3% homens. Não houve diferença para as variáveis de idade, origem e série no nível de conhecimento do BEA. 66,7% dos estudantes de agropecuária já ouviram falar BEA, em contraste com 54,7% dos estudantes do ensino médio que nunca ouviram falar de BEA. Não houve diferença entre os estudantes de agropecuária e ensino médio no questionamento sobre a necessidade do BEA. Houve diferença na percepção dos sentimentos dos animais, 88,9% dos estudantes agropecuários acham que todos os animais têm sentimentos e 11,1% que só os cães e gatos têm sentimentos. No grupo de ensino médio um 77,4% acreditam que todos os animais têm sentimentos e 22,6% encontram que só os cães e gatos têm sentimentos. Houve diferença entre sexos na percepção frente aos sentimentos dos animais, 98,6% das mulheres afirmaram que os animais tinham sentimentos e 10,9% dos homens acreditam que os animais não têm sentimentos. Não houve diferença entre os estudantes de agropecuária e ensino médio frente ao questionamento do comportamento próprio dos animais.
CONCLUSÃO:
O nível de conhecimento dos estudantes de agropecuária em relação ao BEA foi superior ao dos estudantes de ensino médio. A percepção dos sentimentos dos animais pelos estudantes de agropecuária é mais completa e as mulheres acreditam especialmente nos sentimentos dos animais. Tanto no grupo de ensino médio como no agropecuário a percepção dos sentimentos dos animais torna-se diferenciada, acreditando que só os animais de companhia têm sentimentos.
Palavras-chave: Bem estar animal, Sentimentos, Comportamento própio.