Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
QUALIDADE EMBRIONÁRIA DE COELHAS ( Oryctolagus cuniculus ) SUPLEMENTADAS COM GELEIA REAL IN NATURA.
Mérole de Souza Ferreira 1
Larissa Pires Barbosa 2
Ana Lúcia Almeida Santana 3
Grimaldo Jorge Lemos de Carvalho 4
Patrícia Alves Dutra 5
Renan Luiz Albuquerque Vieira 6
1. Graduanda em Ciências Biológicas – UFRB.
2. Professora do CCAAB -UFRB- Orientadora.
3. Graduanda em Zootecnia – UFRB.
4. Professor do CCAAB –UFRB.
5. Graduada em Medicina Veterinária – UFBA.
6. Graduando em Ciências Biológicas – UFRB.
INTRODUÇÃO:
A geleia real consiste de uma secreção leitosa e fluida, produzida pelas glândulas faríngeas das abelhas de 5 a 10 dias de idade, e tem a função primordial de alimentar a rainha, produzindo um indivíduo anatômica e fisiologicamente diferente das operárias, com desenvolvimento da capacidade reprodutiva (KOHNO et al., 2004).
Alguns estudos retratam o uso da geleia real atuando no processo reprodutivo de animais. Em coelhos, o tratamento com geleia resultou em melhora da fertilidade e do desenvolvimento embriogênico (Husein e Haddad, 2006).
Contudo, estudos que relacionem a geleia real com qualidade embrionária são escassos, o que torna imprescindível avaliar estes efeitos. Assim, objetivou-se avaliar o efeito da suplementação de geleia real in natura no número e na qualidade embrionária de coelhas superovuladas.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Setor de Cunicultura da UFRB, de agosto de 2009 a junho de 2010. Utilizou-se 35 coelhas adultas da raça Nova Zelândia, distribuídas em quatro grupos (G), sendo: G1 = sem suplementação de geleia real (controle) (n=9); G2 (n=9), G3 (n=8) e G4 (n=9) com suplementação diária de 10, 20 e 40 mg de geleia real in natura via oral, respectivamente.
Os animais receberam suplementação por um período de 11 meses. A superovulação consistiu da aplicação intramuscular de uma dose de 40 UI de gonadotrofina coriônica eqüina, seguida da aplicação intramuscular de 40 UI de gonadotrofina coriônica humana e à cobertura natural, 48 horas após.
As coletas dos embriões foram realizadas 72 horas após as coberturas, utilizando-se o método de lavagem uterina após eutanásia dos animais.
Os parâmetros avaliados foram número de estruturas totais, número de embriões viáveis e qualidade morfológica dos embriões viáveis.
Avaliou-se os dados por análise de variância a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Não houve diferença significativa para o número total de estruturas recuperadas e de estruturas viáveis (P<0,05), entretanto, houve diferença entre os grupos para o número de embriões degenerados, sendo que o grupo G3 apresentou maior número de embriões degenerados em relação aos outros grupos.
A média para o número de estruturas totais recuperadas foi de 8,00; 10,25; 8,78; 10,56 para os grupos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. O número de embriões viáveis foi de 8,00; 9,63; 7,44; 10,33 e o número de embriões degenerados foi de 0,00; 0,63; 1,33; 0,22, para os grupos 1, 2, 3 e 4, respectivamente.
Houve um aumento no número de embriões Grau I para os grupos 2 e 4 em relação aos demais grupos (p<0,05), sendo 4,33; 6,00; 3,89 e 8,44 embriões Grau I, para os grupos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. A administração diária de 10mg e 40 mg de geléia real via oral melhora a qualidade embrionária de coelhas superovuladas.
CONCLUSÃO:
A suplementação com 10 e 40mg de geléia real in natura via oral durante 11 meses consecutivos foi eficiente em melhorar a qualidade embrionária de coelhas adultas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Embrião, superovulação, puberdade.