Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE GENÓTIPO DE JAMBEIRO VERMELHO AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE GENÓTIPO DE JAMBEIRO VERMELHO
Edinélia Lima Amorim 1
Ana Cristina Vello Loyola Dantas 1
Vanessa de Oliveira Almeida 1
Nathália Morena de Souza Matos 2
1. Graduanda em Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Engenheira Agrônoma, Prof. Dr. Depto. CCAAB - UFRB
3. 3 Engenheira Agrônoma, Mestranda do Programa RGV - UFRB
4. Estudante de Ensino Médio – Centro Educacional Cruzalmense
INTRODUÇÃO:
O jambeiro vermelho (Syzygium malaccense) é uma árvore da família Myrtaceae, de origem asiática. No Brasil, é encontrado nos estados da região Norte, Nordeste e nas regiões quentes do Sudeste. A planta pode atingir de 12 a 15 m de altura e possui frutos do tipo baga piriforme e avermelhado. As sementes são poliembriônicas e exalbuminosas, a germinação é hipógea, a raiz primária é longa e as secundárias curtas, a propagação é comumente realizada por sementes. O tamanho das sementes pode ser indicativo de qualidade fisiológica, alguns autores afirmam que dentro de um mesmo lote de sementes, aquelas denominadas pequenas podem apresentar menor emergência de plântulas e vigor do que as sementes consideradas médias e grandes, que possuem uma maior quantidade de reserva, o que aumenta a probabilidade de sucesso no estabelecimento da plântula, pois permite a sobrevivência por maior tempo em condições ambientais desfavoráveis. Assim os conhecimentos da germinação, do crescimento e do estabelecimento da plântula são imprescindíveis para compreender o ciclo biológico e a regeneração natural da espécie. O objetivo deste trabalho foi conhecer o processo de germinação do jambeiro vermelho, avaliando diferentes genótipos em condição de telado.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em condição de viveiro telado com 50% de sombreamento, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no município de Cruz das Almas - BA.
As sementes utilizadas foram provenientes de 28 plantas de jambeiros, localizadas nos municípios, Cruz das Almas (genótipos de 1 a 11), São Felipe (genótipos de 12 a 17), Sapeaçu (genótipos de 18 a 28), extraídas manualmente de frutos maduros e colocadas para secar à sombra por 24 horas. A semeadura foi realizada em sacos de polietileno (15x20x0,02), contendo areia lavada em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 20 plantas por parcela. As variáveis analisadas foram: altura da parte aérea (APA); comprimento da raiz (CR); número de folhas (NF); massa seca da parte aérea, (MSPA); massa seca da raiz (MSRA); massa seca da folha (MSFO).
Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo Teste T e de Scott-Knott a 5% de probabilidade respectivamente.
RESULTADOS:
A análise dos dados mostrou diferença significativa entre os genótipos para as variáveis: altura da parte aérea, comprimento de raiz e número de folhas. No entanto, as variáveis referentes à massa seca da parte aérea (MSPA); da raiz (MSRA) e da folha (MSFO), bem como a relação massa seca da raiz e parte aérea não diferenciaram entre si.
A altura da parte aérea variou de 17 cm a 22 cm sendo possível a formação de dois grupos, com superioridade para os genótipos 2, 11, 12, 13, 16, 18, 19, 21, 22, 23, 24, 26, 27 e 28. Todos os genótipos do município de Cruz das Almas (1 a 11) apresentaram comprimento de raiz semelhante entre si, pertencendo a um só grupo juntamente com os genótipos 12, 13, 15, 20 e 22. Para o número de folhas, os genótipos 13 de Muritiba e os genótipos 19, 22, 23, 24, 26 e 28 de Sapeaçu apresentaram superioridade, com mais de 8 folhas por planta.



CONCLUSÃO:
Diferentes genótipos de jambo vermelho (Syzygium malaccense) apresentam diferenças no crescimento inicial das plantas, proporcionado identificar os de características desejáveis para futuros trabalhos de propagação da espécie.

Palavras-chave: Syzygium malaccense ( L.), Propagação, Recursos genéticos.