Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO CLONAL EM HÍBRIDOS DE ABACAXIZEIROS ORNAMENTAIS
Davi Silva Costa Júnior 1
Fernanda Vidigal Duarte Souza 2
Everton Hilo de Souza 3
1. Estudante de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
3. Doutorando do Centro de Energia Nuclear da Agricultura – CENA –SP, Piracicaba
INTRODUÇÃO:
O abacaxi ornamental representa atualmente, o segundo produto mais exportado da floricultura do Ceará (BRAINER & OLIVEIRA, 2007). No entanto, sua comercialização está pautada em apenas duas cultivares, uma pertencente à A. comosus var. erectifolius que corresponde a 75% do exportado e ao A. comosus var. bracteatus.
Em 2004, foi iniciado um programa de melhoramento genético no CNPMF, para obtenção de abacaxizeiros ornamentais, cuja primeira etapa se constituiu da caracterização do germoplasma voltada para o uso ornamental. Esse trabalho de caracterização permitiu a identificação de genótipos com características de interesse para essa finalidade e que foram pré-selecionados como parentais para possíveis cruzamentos (Souza et al., 2007). Hibridações foram conduzidas gerando genótipos que, através de caracterizações preliminares permitiram o agrupamento dos mesmos em categorias de uso ornamental. Entretanto, para se confirmar a estabilidade dos caracteres selecionados e, posteriormente, laçamento das novas cultivares os híbridos obtidos precisam passar por um período em avaliação clonal.
Este trabalho teve como objetivo avaliar híbridos de abacaxizeiros visando à identificação de genótipos com características desejáveis e estáveis para uso ornamental.
METODOLOGIA:
Foram avaliados 16 híbridos resultantes dos cruzamentos entre A. comosus var. ananassoides (G-44) x A. comosus var. erectifolius (FRF-1387), A. comosus var. erectifolius (FRF-1392) x A. comosus var. bracteatus (FRF-32), A. comosus var. bracteatus (FRF-22) x A. comosus var. erectifolius (FRF-1387) e A. comosus var. erectifolius (FRF-1387) x A. comosus var. ananassoides (FRF-224). As condições de manejo fitotécnico e os tratos culturais seguiram as recomendações sugeridas por Cunha et al. (1999).
Foram aplicados oito descritores morfológicos desenvolvidos por Ferreira et al. (2010) para abacaxis ornamentais, desenvolvidos com base nos descritores de abacaxi, publicados pelo "International Board for Plant Genetic Resources" (IBPGR, 1991).
As características avaliadas foram: altura da planta, diâmetro da copa, comprimento e largura da folha D, comprimento e diâmetro do pedúnculo após fechamento da última flor e comprimento e diâmetro do sincarpo após fechamento da última flor.
RESULTADOS:
Em relação à altura, 10 híbridos apresentaram porte desejável para seleção de plantas de vaso (menor que 65 cm), entretanto, somente 5 apresentaram diâmetro de copa dentro dos padrões para esse fim, menor que 80 cm. O híbrido 526 x 804 PL02 (256) apresentou menor altura média (19,88cm) e menor diâmetro de copa (60,5cm). Em adição, esse material apresentou pedúnculo curto (14,38 cm), sendo uma característica desejável dentro dessa categoria.
Plantas de porte grande são indicadas para paisagismo. O cruzamento 750 x 128 PL05 (30) pode ser considerado mais promissor, cujas plantas apresentaram altura média de 81,38 cm, diâmetro da copa 99,88 cm e comprimento da folha “D” de 78,38 cm.
Outra característica importante é o comprimento do pedúnculo (haste) que define a seleção de genótipos voltados para flor de corte, onde o mercado externo exige hastes com mais de 40,00 cm. Somente os híbridos resultantes do cruzamento 526 x 804 não apresentou essa característica. O híbrido 126 x 804 PL03 (166) apresentou alta variação para este caractere. A variação dos caracteres em avaliação clonal é indesejável para futura seleção desses genótipos, visto que não garante confiabilidade dos resultados para uma determinada característica de interesse.
CONCLUSÃO:
A caracterização realizada com as progênies de abacaxi permitiu o enquadramento de materiais destinados ao uso em vaso, paisagismo e corte.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Melhoramento genético, progênies, Ananas.