Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE COLHEITA NO TEOR E NA COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DELippia alba (MILL) N.E. Br.
Simone Teles 1
Carlos Henrique Barbosa Santos 2
Renata Velasque Menezes 3
Franceli da Silva 4
1. Msc. Simone Teles-UFRB
2. Carlos Henrique Barbosa Santos-UFRB
3. Renata Velasque Menezes-UFRB
4. Profa. Dra. Franceli da Silva-UFRB
INTRODUÇÃO:
A erva-cidreira [Lippiaalba(Mill.) N. E. Br.], é uma planta largamente utilizada no Brasil devido às propriedades calmante, espasmolítica suave, analgésica, sedativa, ansiolítica e levemente expectorante (MATTOS et al., 2007; LORENZI et al., 2008).
Nas plantas medicinais e aromáticas, os óleos essenciais são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica (LADEIRA 2002). Esses componentes são armazenados em estruturas secretoras internas (células parenquimáticas diferenciadas) e em externas (tricomas glandulares), a depender de cada grupo taxonômico vegetal (COSTA, 2005). Na erva-cidreira, o óleo essencial é armazenado nas folhas, mais precisamente nos tricomas secretores e nos parênquimas paliçádico e lacunoso (GOMES et al., 1993).
A composição química das plantas medicinais pode variar segundo a localização dos óleos essenciais, condições climáticas e sistemas de cultivo (MAROTTI et al., 1994; MAIA, 1998; AFLATUNI, 2005).
Diante o exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da época de colheita no teor e nos constituintes químicos do óleo essencial deLippia alba (Mill) N.E.Br., cultivada no município de Cruz das Almas-BA.
METODOLOGIA:
O experimento foi instalado no campo experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município de Cruz das Almas-Ba.
As mudas foram propagadas por estaquia e plantadas em espaçamento de 0,30 x 0,30 m. Após 150 dias do plantio foi realizada a colheita, no mês de janeiro (verão) e novembro (primavera), entre 8 e 9 horas da manhã. Em seguida as plantas foram colocadas para secar, pelo método de secagem artificial com desumidificador.
Para a extração do óleo foi utilizado o método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger, por 180 minutos. A análise da composição química dos óleos essenciais foi realizada por Cromatografia de Fase Gasosa acoplada ao Detector de Ionização em Chama (CG/DIC) e de Cromatografia de Fase Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG/EM).
As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa estatístico SAS (SAS Intitute, 1989)
RESULTADOS:
O maior rendimento do óleo essencial de erva-cidreira foi encontrado nas folhas colhidas no verão (3,18%)em relação às colhidas na primavera(2,10%).Essa diferença pode estar associada às condições climáticas, onde o mês de janeiro apresentou maior média de temperatura (26º C) e menor umidade relativa do ar (71,5%), ocasionando condições favoráveis para a produção de óleo (BRANT, et al 2008). Esses resultados estão de acordo com Attiet al. (2002) que verificaram variação no teor de óleo essencial de Lippia alba em diferentes épocas do ano coletadas em Caxias do Sul. O maior rendimento em óleo ocorreu no período de dezembro a março. De acordo com os mesmos autores nos meses de junho a agosto, foram observados os menores rendimentos.
Foram identificados 24 compostos do óleo essencial das folhas de Lippia alba (Mill) N.E.Br. Onde a carvona (59%), o limoneno (4,5%), o germacreno D (5,0%), e o β-mirceno (1,3%) foram os majoritários nas duas épocas de colheita.
Com base na composição química da erva-cidreira deste trabalho, pode-se caracterizá-la no grupo do quimiotipo III (limoneno-cavona). A carvona é usada como carminativa e em produtos cosméticos; em alguns estudos foi demonstrada sua atividade bactericida e fungicida (Opdyke, 1979; Clayton e Clayton, 1981; Karret al., 1990).
CONCLUSÃO:
O teor de óleo das folhas Lippiaalba (Mill) N.E.Br. foi maior no mês de janeiro.
A carvona, limoneno, germacreno D eβ-mirceno foram os componentes majoritários da Lippiaalba (Mill) N.E.Br., nas duas épocas de colheita.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Plantas medicinais, príncipio ativo, carvona.