Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 8. Educação Matemática
ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: A REALIDADE COMO CONTEXTO
KAIQUE BRUNO SANTANA BOTELHO 1
ANTONIA VITORIA DOS SANTOS 2
ANTONIO EILSON MARQUES 3
ANDRE MENEZES 4
ADRIANA RICHIT 5
1. GRADUANDO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CFP/UFRB
2. GRADUANDO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CFP/UFRB
3. GRADUANDO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CFP/UFRB
4. GRADUANDO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CFP/UFRB
5. PRFª DRª EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CFP/UFRB
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho apresentamos o relato de uma prática educativa escolar realizada na Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, situada na zona rural de Amargosa/BA (distrito da Cambaúba), na qual desenvolvemos atividades educativas voltadas para o ensino de Geometria com crianças das séries iniciais da referida Escola. As atividades desenvolvidas com os alunos priorizavam o uso de materiais concretos, sólidos geométricos, a investigação das definições e propriedades das figuras apresentadas, o fortalecimento da interação entre alunos e professores (licenciandos que promoveram a atividade), o uso da história na aprendizagem em geometria e outras dinâmicas de trabalho, como a formação de figuras geométricas a partir do agrupamento de crianças.
METODOLOGIA:
O trabalho realizado com as crianças foi planejado levando em consideração a realidade sociocultural da escola supracitada e as iniciativas que vem sendo implementas pelas docentes. Ao analisar o trabalho desenvolvido focamos os seguintes aspectos: a influência do espaço físico como auxiliar do processo de ensino-aprendizagem em Geometria; as influências das estratégias pedagógicas na aprendizagem de Geometria e, também, por fim como é trabalhada a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino. Pudemos observar também nos relatos das professoras da Escola que o ensino de Geometria é promovido, na maioria das vezes, com o auxílio de materiais que se encontram presentes no cotidiano, desta forma é feita a desconstrução da matemática como o “bicho papão”.
RESULTADOS:
A partir dos relatos das professoras e do envolvimento dos alunos com as atividades propostas consideramos que apesar das condições de muitas escolas públicas, em particular da escola visitada, o ensino de Geometria é valorizado de modo que as crianças das séries iniciais apresentam um bom conhecimento nessa área. Além disso, a forma como a Geometria é trabalhada naquela realidade cultural favorece o interesse e aprendizagem dos alunos em relação à aprendizagem de conceitos geométricos, propriedades e relações. Assim, constatamos que as escolas públicas, como a Escola Municipal Francisco Juventino de Souza, tem buscado promover a interdisciplinaridade e a contextualização segundo as orientações dos PCN’S (Parâmetros Nacionais Curriculares).
CONCLUSÃO:
Por fim, pudemos ver que este trabalho nos ajudou a entender na prática como acontece o processo de ensino aprendizagem, pois no momento em que estavamos debatendo questões teóricas em sala de aula, conseguimos relacioná-las com a prática e sendo assim vemos que é de fundamental importância enquanto graduandos que entendamos o que discutimos em sala seja relacionado com a escola já que será o nosso campo de atuação.
Palavras-chave: geometria, PCN, Contexto.