Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
Moçambique em outra Guerra: católicos, islâmicos, pentecostais, neopentecostais e religiões tradicionais guerreando por fiéis.
Valdir Alves 01
Osmundo Pinho 02
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Professor Dr. Osmundo Pinho - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Moçambique é um país que tem seu solo marcado por sangue das inúmeras guerras travadas para colonizar, libertar ou, até mesmo, para manter a guerra pela guerra. Os portugueses em seu processo colonizador chegaram como um dos cavaleiros do apocalipse. "Olhei e vi um cavalo pálido, e aqule que o montava chamava-se morte(...) E foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra para matar pela espada, pela fome e pela peste." (Apocalipse, cap. 6)
Será preciso mais cem anos para cicatrizar as feridas deixadas pelo legado da colonização em Moçambique.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na produção do artigo foi a revisão bibliográfica de livros e artigos referentes a temática apresentada.
RESULTADOS:
Apesar da incidência das diversas religiões, as religiões tradicionais ainda exercem forte influência no cenário do país.
CONCLUSÃO:
A partir da pesquisa é possível concluir que o conflito entre as diversas religiões fez de Moçambique uma espécie de mosaico religioso. Apesar dessa diversidade, as religiões tradicionais predominam e tem grande responsabilidade na reconstrução do país.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Moçambique, Religiões, Tradições.