Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
Realidade X Legislação: condições de trabalho em uma fábrica de sabão e óleo em SAJ
Daniela da Silva Barbosa 1
Adriana Ribeiro Oliveira 2
Valdiane de Souza Santos 3
Ana Nilce Santos de Jesus 4
Ângela Ramos dos Santos 5
Tânia Cristina Fernandes de Freitas Santana 6
1. Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
5. Discente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
6. Orientadora, Prof. Ms da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
A Saúde enquanto patrimônio do trabalhador é condição essencial e fundamental para o convívio social, indissociável do trabalho, ferramenta primeira no desenvolvimento das relações de produção. Segundo o Código Internacional de Ética para os profissionais de Saúde no Trabalho, esse campo é amplo e cobre a prevenção de todas as disfunções provocadas pelo emprego, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e todos os aspectos relacionados com as interações entre Trabalho e Saúde. Deveria ser devidamente reconhecido que existem necessidades especiais de Saúde no Trabalho, determinadas por fatores tais como gênero, idade, condição fisiológica, aspectos sociais, barreiras de comunicação, entre outros. Para isso, as Normas Regulamentadoras-NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de graduandos de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em uma visita técnica desenvolvida numa indústria de óleo e sabão de Santo Antônio de Jesus.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de visita técnica referente à disciplina Saúde do Trabalhador, desenvolvida em uma indústria de sabão e óleo no município de Santo Antônio de Jesus, sendo utilizado questionário a fim de obter dados fidedignos relativos às condições de trabalho dos funcionários. A experiência aqui descrita foi adquirida inicialmente através de embasamento teórico fornecido em sala de aula, o qual nos serviu para identificar direitos e deveres do trabalhador nas várias condições em que ele está exposto e a partir daí, construir o referido trabalho.
RESULTADOS:
A realização da visita técnica nos proporcionou a construção de um alicerce científico, que dará suporte relacionado a experiências futuras no que refere à saúde do trabalhador. Foi um trabalho de relevância para formação profissional, de maneira que os graduandos puderam realizar analise das condições inadequadas de trabalho com o que é preconizado pela legislação. Pudemos perceber que o vínculo empregatício estabelecido entre indústria visitada e os trabalhadores dar-se por meio da carteira de trabalho assinada, com carga horária de 8 horas diárias, sendo que quando realizada extensão da jornada de trabalho a indústria realiza o reembolso. No entanto, esses profissionais não recebem auxilio transporte, alimentação, plano de saúde, além de estarem submetidos a riscos no ambiente de trabalho. Dentre os riscos mais relevantes estão à exposição dos trabalhadores a fumaça, ao odor, a alta temperatura a ao risco de amputação na produção de sabão, além de lidar com maquinários envelhecidos e enferrujados. Dessa maneira, as NR 5, 6, 7, 9 e 32 acabaram sendo descumpridas. Com isso, os discentes despertam o desejo de buscar o aprimoramento do conhecimento para desenvolverem ações em prol da Saúde do Trabalhador, baseado nos princípios da legislação e adaptado a realidade local.
CONCLUSÃO:
Ao final da atividade, percebemos o quanto a experiência vivenciada no decorrer da visita técnica foi relevante para que houvesse um intercâmbio entre o que foi assimilado na teoria da disciplina Saúde do Trabalhador e a execução desta na prática. Concluímos na certeza de que podemos usufruir das experiências vividas e lapidar o nosso conhecimento, de maneira que a realização desse tipo de atividade deva ser estimulada, com a finalidade de desenvolver habilidades até então não trabalhadas.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador, Condições de Trabalho, Direitos do Trabalhador.