Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 1. Imunologia Aplicada
Detecção de anticorpos IgG anti Toxoplasma gondii em ovinos utilizados em sistema de reprodução assistida
Itainá Paixão dos Santos 1
Lígia Lins Souza 2
Alexandre Mores Pinheiro 3
1. Discente do curso de Ciências Biológias
2. Discente do curso de Zootecnia
3. Docente-CCAAB-UFRB-Orientador
INTRODUÇÃO:
Toxoplasma gondii é um protozoário Apicomplexa da família Sarcocystidae. É um coccídeo intestinal do gato (hospedeiro definitivo), enquanto que aves e mamíferos, incluindo o homem, são hospedeiros intermediários. A infecção por T.gondii pode ocorrer por, via transplacentária, ou por transmissão horizontal. Essa ultima, ocorre através da ingestão de cistos encontrados em carne crua ou mal cozida e ingestão de oocistos encontrados em água e alimentos contaminados ou disseminados por vetores mecânicos. O T.gondii é um importante patógeno de ovinos, sendo observado desde 1954 em tecidos da placenta de ovelhas que tiveram os fetos abortados. Diante disso o seu diagnóstico laboratorial é de grande importância, uma vez que a infecção pode assumir quadros clínicos facilmente confundidos com outras enfermidades, o que dificulta à tomada de medidas específicas de tratamento e controle. Em virtude disto, o presente trabalho teve como objetivo determinar a frequência dos anticorpos IgG anti Toxoplasma gondii em ovinos utilizados em sistema de reprodução assistida.
METODOLOGIA:
Foram utilizados soros de 113 ovelhas da raça Santa Inês (79 multíparas e 34 nulíparas), dois cães e um gato, de uma propriedade com sistema de produção semi-intensivo e programa de reprodução assistida no município de Entre Rios – Bahia. As amostras foram centrifugadas para obtenção dos soros, e mantidos a -20ºC, até a realização do teste. Os soros foram submetidos ao teste de hemaglutinação indireta (HAI) para detecção de anticorpos IgG anti- T.gondii . Os testes para determinação de anticorpos anti- T. gondii foram realizados utilizando kits comerciais (Imuno-HAI; WAMA Diagnóstica), seguindo as instruções recomendadas pelo fabricante. As amostras de soro foram triadas numa diluição de 1:64. Aquelas com reação positiva, neste ponto de corte, foram novamente diluídas em série, numa razão de dois, até não mais reagirem, para a determinação dos seus títulos.
RESULTADOS:
Das 113 amostras de ovelhas analisadas seis (6%) foram positivas no teste de hemaglutinação indireta. Todas as ovelhas positivas,eram multíparas. Duas amostras foram positivas apenas no ponto de corte (1:64). Na titulação, uma ovelha apresentou soropositividade na diluição de 1:128, duas ovelhas foram positivas na diluição de 1:256 e outras duas numa diluição de 1:512. Apenas um cão (50%) foi positivo apresentando titulo de 1:128. O gato testado não apresentou reação no teste estudado.
CONCLUSÃO:
Os resultados nos levam a concluir que 6% das ovelhas e 50% dos cães da propriedade estudada apresentam anticorpos anti T.gondii Indicando que o parasito pode estar presente em propriedades que utilizam sistema de produção semi-intensivo e programas de reprodução assistida. Isso implica que mesmo com a implementação de técnicas de ponta os cuidados básicos de controle higiênico têm que ser melhorados para evitar a contaminação dos animais.
Palavras-chave: Toxoplasma, anticorpos, ovinos.