Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A percepção ambiental de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da preservação do Manguezal, em uma escola municipal da cidade de Valença-BA
Aline Teles Silva 1
1. Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Educação Ambiental da FACE
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas os recursos naturais, especialmente os Manguezais, estão sendo degradados por meio de diversas intervenções antrópicas, que vão desde poluição até aos mais desastrosos acidentes ambientais, fato que demonstra a incapacidade do homem em gerir os recursos que lhe serviriam para as gerações presentes e futuras. O presente trabalho tem o intuito de analisar a importância da preservação do meio ambiente, através de análise da percepção ambiental de alunos de uma escola que habitam uma comunidade em que predomina o ecossistema Manguezal. Para isso, foi necessário buscar contato com os espaços formais de educação, os quais se constituem ambientes propícios ao desenvolvimento de uma conscientização e de percepção do ambiente natural, no qual está inserida a realidade local da população, referindo-se aos Manguezais, enquanto um dos ecossistemas predominante na localidade em estudo. Este, com sua vegetação predominantemente lenhosa e arbórea, que coloniza solos lodosos, pouco consolidados, ricos em matéria orgânica e com baixo teor de oxigênio, grande variação de salinidade e fluxo de marés, representa um local favorável à proteção, alimentação, reprodução e desova de muitos animais, como moluscos, crustáceos e peixes, microorganismos e macroalgas.
METODOLOGIA:
Para verificar o nível de percepção sobre as espécies existentes nesse ecossistema, bem como as principais formas de degradação e a importância deste, ao analisar a relação da espécie humana com a natureza, buscou-se um contato com alunos do 8° ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Manoel Marques de Magalhães, situado à Rua São Francisco, Distrito de Maricoabo, Valença-Ba, próximo à BA 001, no trecho Valença-Taperoá. O trabalho fora realizado com 20 (vinte) alunos com faixa etária entre 12 e 15 anos, os quais foram solicitados a responder um questionário com questões fechadas e abertas sobre o Manguezal, sobre se conhecem as espécies animais e vegetais existentes, principais formas de degradação e a importância deste ecossistema. Este questionário foi aplicado em sala de aula no mês de novembro de 2009.
RESULTADOS:
Todos os adolescentes afirmaram conhecer as espécies animais existentes no Manguezal, uma vez que os mesmos moram em seu entorno ou apresentam fácil acesso a este. Dentre as espécies mais citadas estão o caranguejo, o sururu, o aratu, a ostra, o siri e o peixe. Quanto ao estado de conservação do ecossistema, todos confirmam a percepção do estado de degradação do mesmo e o quanto o ser humano é responsável por esta situação, listando determinadas atitudes que causam problemas ao Manguezal, dentre as quais, jogar lixo, desmatar, pescar em época inadequada quando os peixes ainda estão pequenos, construir casas próximo ao Manguezal. Quanto à percepção da importância do Manguezal, a grande maioria dos alunos afirmou saber por que devemos preservar o Manguezal, por gerar renda e ser fonte de alimento para muitos, o que demonstra que, apesar da pouca maturidade intelectual destes alunos, eles são capazes de perceber a importância que tem esse bioma para a realidade local. Os alunos ainda demonstraram conhecimento sobre as consequências da degradação do Manguezal, tornando explícita a percepção dos mesmos quanto à importância da conservação, uma vez que muitas famílias se utilizam do ecossistema como um meio de subsistência.
CONCLUSÃO:
Quanto à percepção das formas de degradação, há uma preocupação por parte dos adolescentes acerca do grau de destruição do bioma. Percebem que a comunidade não reconhece e não respeita os ciclos naturais que garantem a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. Este trabalho foi essencial para despertar neles um sentimento de pertencimento ao local. Isso é importante para que se sintam responsáveis e possam ter atitude e participação na preservação do ambiente.
Palavras-chave: Percepção Ambiental, Manguezal, Educação ambiental.