Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 12. Ensino de Ciências
O SUBPROJETO VIVER CIÊNCIA: PRÁXIS DOCENTE E CONEXÃO DE SABERES E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Gisele Lemos Shaw 1
Rosângela Souza Vieira 1
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende refletir acerca das contribuições do Subprojeto Viver ciência: práxis docente e conexão de saberes na formação docente de licenciandos em ciências da natureza. O Viver ciência constitui num subprojeto vinculado ao projeto práxis do saber na sala de aula da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/MEC e seus objetivos básicos são alicerçados no incentivo à docência em ciências e na melhoria do ensino de ciências em instituição educacionais dos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Antônio Gonçalves ambos localizados da região centro norte do estado da Bahia. A inserção dos licenciandos em ciências da natureza da Univasf no Viver ciências tem se constituído numa alternativa positiva à formação desses graduandos tendo em vista o estímulo ao exercício da docência.
METODOLOGIA:
Este trabalho se constitui num relato de experiência como coordenadora do Subprojeto Viver ciência: práxis docente e conexão de saberes do PIBID/Univasf. Serão apresentadas discussões teóricas que enfatizam a importância dos saberes experienciais para a prática docente e fragmentos de relatos de alunos e supervisores participantes do projeto acerca das contribuições deste à sua formação docente.
RESULTADOS:
Os resultados se constituem numa avaliação preliminar das implicações da experiência de participação dos licenciandos em ciências no Subprojeto Viver ciências como elemento favorecedor da formação de professores no sentido de incentivar o exercício docente.
CONCLUSÃO:
Enquanto docente do colegiado de ciências da Univasf tenho verificado que o trabalho no projeto do PIBID tem incentivado esses licenciandos ao exercício à docência, em desdém às considerações iniciais de ingresso desses alunos na universidade quando relatam pouca disposição ao futuro trabalho docente.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES/ MEC
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação Docente, Viver Ciência.