Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
As faces de Júlio César: a construção da identidade romana na Guerra Gálica, de César, e no César, de Plutarco
Fábio Duarte Joly 1
Antonio Modesto dos Santos Junior 2
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Quem foi César? Qual o seu comportamento perante o cenário político de Roma? Como se portava diante do seu poderoso exército? Qual a sua postura frente aos povos Bárbaros? Essas são questões que surgem ao estudar o estadista romano, que, ao escrever seus Comentários sobre a Guerra Gálica (De Bello Gallico) deixa explícita sua posição diante dos povos que encontrava em suas diversas campanhas pela Gália, como também sublinha seu desempenho em manter o respeito ao Senado Romano, e não deixando de firmar sua autoridade e supremacia perante as tropas. Esta pesquisa visa discutir esses pontos relacionando-os à construção da identidade política de Júlio César no De Bello Gallico e na Vida de César, escrita por Plutarco. O tema das identidades tem particularmente marcado presença nos Estudos Clássicos desde a década de 1980. Atualmente, observa-se um esforço da historiografia sobre Império Romano em incorporar discussões mais recentes sobre o tema, criticando as análises que postulam entendimentos essencialistas da identidade.
METODOLOGIA:
Para tal análise realizou-se um levantamento seguido de análise das fontes: a biografia de César escrita por Plutarco, no século II d.C., e os comentários escritos por César durante suas campanhas militares no século I a.C. A partir de então, inter-relacionamos os dados colhidos com a bibliografia específica sobre César: Luciano Canfora, Andrew Riggsby, Nathan Rosenstein, dentre outros
RESULTADOS:
Elaboração de comunicações que foram apresentadas em eventos como ANPUH, Seminário Estudantil do CAHL, fomentando a divulgação e ampliação do conhecimento da pesquisa.
CONCLUSÃO:
A conclusão da pesquisa apontou que várias identidades de César são construídas retoricamente pelos autores antigos e modernos, cada qual objetivando realçar um aspecto de sua atuação. César se centra mais nas campanhas militares, enquanto Plutarco foca as relações com o Senado em Roma.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Júlio César, política, guerra.