Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Cachoeira: da hegemonia de um Centro Urbano a uma Cidade movida por projetos Governamentais e pelo Turismo
Gleidson Sena Dias 1
Alessandra Oliveira de Araújo 2
1. Universidade Estadual de Feira de Santana
2. Orientadora Prfª.Ms do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia-UEFS
INTRODUÇÃO:
Suscitar a discussão acerca de um Centro Urbano que preteritamente exercia a função de nó central da Rede de Comércio do Estado, graças principalmente a facilidade, oferecida pela sua rede hidrográfica, de se chegar até a Cidade de Salvador. Porém, vários fatores contribuíram para que esse “império hegemônico ruísse”, dentre eles estão à construção das Ferrovias e das Rodovias, fazendo com que o então cenário geográfico se (re)configurasse, e outras cidades assumissem a posição que a muito pertenceu a Vila de Nossa Senhora do Porto da Cachoeira. Assim, depois de um longo período de estagnação econômica, a Cidade de Cachoeira vê a sua economia ser impulsionada por políticas governamentais as quais buscam o soerguimento econômico deste Centro.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, na qual buscamos traçar um paralelo sobre a situação econômica do Centro Urbano de Cachoeira entre o século XVII até os dias atuais. Bem como uma rápida observação de campo, e pesquisas em documentos que trazem informações acerca dos investimentos feitos pelo governo Federal na tentativa de otimizar economicamente essa cidade.
RESULTADOS:
Constatou-se que o acirramento das políticas desenvolvimentista e a construção das estradas e rodagens forma alguns dos agravantes que contribuíram para que a Cidade de Cachoeira declinasse economicamente, tendo em vista que esta exercia seu poder econômico graças a sua privilegiada localização, às margens do Rio Paraguaçu, o que lhe proporcionava uma ligação mais rápida com a capital do Estado, Salvador, por vias marítimas, porém, a (re)configuração econômica e espacial causada pela construção das estradas e rodagens muda completamente esse cenário. Sendo necessária a intervenção governamental diante da estagnação econômica vivida por este Centro Urbano.
CONCLUSÃO:
Mesmo com toda política desenvolvida pelo Governo Federal, ainda há necessidade de intervenção na economia, principalmente entre a população mais pobre e menos esclarecida que está à margem de todo o processo, e muitas vezes não sabem quais os investimentos governamentais existente na Cidade. Há de se considerar que Cachoeira tem grande potencial econômico que poderia servir de fonte de renda para a população, porém não se sabe por quais motivos, não é explorado pelas autoridades competentes.
Palavras-chave: (Re)Configuração economica, (Re)configuração espacial, Centro Urbano de Cacchoeira.