Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFEITO DE DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO PARA A BANANEIRA PRATA ANÃ, CONDUZIDA COM UM E DOIS FILHOS PARA O PRÓXIMO CICLO
ARTHUR JOSÉ MENDES PAMPONET 1
FRANCISCO ADRIANO DE CARVALHO PEREIRA 2
EUGÊNIO FERREIRA COELHO 3
AFRÂNIO DOS ANJOS S. M. DA SILVA 4
DAMIANA L. BARROS 5
EDVALDO BISPO SANTANA JÚNIOR 6
1. Estudante de Graduação em Agronomia - UFRB
2. Prof. Dr. Irrigação e Drenagem, NEAS/UFRB - Orientador
3. Pesquisador Dr. em Irrigação - EMBRAPA/CNPMF - Co-orientador
4. Estudante de Graduação em Agronomia - UFRB
5. Estudante de Graduação em Agronomia - UFRB
6. Estudante de Pós-graduação em Ciências Agrárias – UFRB
INTRODUÇÃO:
A agricultura irrigada é uma ferramenta com grande potencial para um maior incremento na produção mundial, onde a maximização dos recursos naturais e a otimização das áreas produtivas são o foco do século XXI. Em 2007, o Brasil destacou-se com uma produção de 7.078.350.000 (t) de bananas, representando uma renda de 1.011.586.000 dólares, atingindo todo o país. O uso eficiente da água de irrigação pode ser alcançado atuando-se: a) na estrutura de irrigação então existente, em termos de tipos de cultivo, sistemas de irrigação e gestão do uso de água; b) nos métodos de manejo da irrigação e c) nas técnicas que permitem aumento da eficiência do uso da água. Muitos estudos com aumento da densidade de bananeiras na mesma área se baseiam na variação do espaçamento. O aumento da densidade eleva o ciclo vegetativo das plantas, o que pode ser compensado por mais frutos na produção, aumentando significativamente, a produtividade. Objetivo-se nesse trabalho, avaliar a resposta da bananeira Prata Anã sobre diferentes lâminas de irrigação, conduzindo uma e duas famílias para o segundo ciclo de produção.
METODOLOGIA:
O experimento foi desenvolvido na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, situada na cidade de Cruz das Almas – BA. Utilizou-se a cultivar Prata Anã, plantada em fileiras simples no espaçamento de 2,0 m x 2,5 m, com um microaspersor de 60 L h-1 para quatro touceiras. O volume de água aplicado foi feito pela diferença entre a evapotranspiração da cultura (ETc) e a precipitação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, seguindo um esquema fatorial com quatro lâminas (L1 = 60% de ETc; L2 = 80% de ETc; L3 = ETc e L4 = 120% de ETc) e duas famílias (1F e 2F) para o segundo ciclo. Foram avaliados os parâmetros: altura da planta, circunferência do pseudocaule a 30 cm do solo, área foliar e número de folhas durante a emissão floral, com seis plantas úteis em cada parcela. Durante a colheita foram avaliados: produtividade de pencas e cachos, número de frutos por cacho, além do comprimento e diâmetro médio dos frutos das pencas.
RESULTADOS:
Não houve efeito das lâminas sobre as variáveis: altura, diâmetro e área foliar, no período de emissão da inflorescência das bananeiras; exceto para número de folhas para L1, igual a 15,09 folhas. Essa diferença pode ser explicada pelo manejo fitossanitário da lavoura, com a realização de desfolhas mensalmente. O efeito das lâminas de irrigação não foi significativo para as variáveis analisadas na colheita, sendo que a lâmina de 60% da ETc, foi a que apresentou os maiores valores absolutos em produtividade de pencas e cachos, com 22,02 e 25,21 (t/ha), respectivamente. O maior número de frutos foi dado por L3 (103,12 frutos por cachos), bem como, maior comprimento (17,44 cm) e diâmetro (3,58 cm) dos frutos. A condução de um e dois filhos, não expressou variação estatística para nenhuma das variáveis analisadas nas plantas mães, tanto na fase vegetativa, quanto na reprodutiva. O total de água via irrigação foi 611,58 mm para L1, 657,97 mm para L2, 704,35 mm para L3 e 750,73 mm para L4, sendo que a precipitação influenciou na fase de enchimento dos frutos,a qual foi na estação de inverno.
CONCLUSÃO:
A lâmina L1 proporcionou a melhor produtividade de pencas para as condições do trabalho, igual a 22,12 (t/ha),com a irrigação total de 611,58 mm.
L3 proporcionou os maiores frutos, com comprimento e diâmetro médios de 17,44 e 3,58 cm, respectivamente.
A condução de um ou dois filhos por touceira, não influenciou o desenvolvimento das plantas mães.
Palavras-chave: Agricultura Irrigada, Microaspersão, Banana.