Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Avaliação de crescimento dos fungos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana em diferentes meios de cultura
Elizabeth Maria Ramos 1
Paula G. M.M.Pomponet 1
Rozimar Campos Pereira 2
Karoline G. V. Cardoso 1
Celma C. Peixoto 1
Kaliane S. Araújo 3
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Mestrado em Microbiologia Agrícola
2. Profª Drª e orientadora/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Graduação em Biologia
INTRODUÇÃO:
O controle microbiano trata-se da utilização racional de microrganismos entomopatogênicos visando à manutenção da população das pragas em níveis não prejudiciais. Fungos entomopatogênicos apresentam grande potencial para controle biológico de pragas. O fungo Metarhizium anisopliae tem sido muito utilizado no controle biológico de carapatos, insetos-praga, como, cupins, broca-dos-citrus, cigarrinha-da-cana-de-açúcar e da cigarrinha-das-pastagens. O fungo Beauveria bassiana, tem sido utilizado para controle da broca-do-café (Hypothenemus hampei), moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus) e broca-do-pedúnculo-floral-do-coqueiro (Homalinotus coriaceus). Para a produção desses fungos entomopatogênicos é preciso aprimoramento das técnicas de manipulação in vitro. Assim, faz-se necessário desenvolvimento de meios de cultura que atendam às exigências nutricionais destes fungos e que tenham baixo custo de produção. O presente trabalho objetivou analisar o crescimento micelial e esporulação dos fungos em diferentes meios de cultura.
METODOLOGIA:
Os fungos foram inoculados em cinco meios de cultura BDA (batata-dextrose-ágar), IDA (inhame-dextrose-ágar),BDDA (batata doce-dextrose-ágar),CDA (cará-dextrose-ágar) e ACA (água de côco-ágar), acrescidos com cloranfenicol e incubados em BOD a 28±1°C em fotoperíodo de 12 horas. Para análise do crescimento micelial foram medidos diâmetro das colônias nos meios após oito dias e 15 dias. Para avaliação da esporulação, recortes das colônias foram transferidos para 0,01% Tween 80 e os esporos foram contados em câmara de Neubauer.
RESULTADOS:
O crescimento micelial do M. anisopliae foi maior nos meios BDDA e IDA com médias respectivas de 8,7 e 8,2 cm/colônia. A testemunha BDA teve média de crescimento de 7,7 cm/colônia. A esporulação foi maior no meio IDA com média de 155 esporos/colônia seguido pelo meio BDDA com média de 142,2 esporoscolônia. A testemunha teve média de 127,4 esporoscolônia. Já para o fungo B. bassiana , o meio CDA apresentou maior crescimento micelial com média de 8,4 cm/colônia seguido do meio IDA com 7,9 cm/colônia. Os resultados da esporulação apresentaram maior média para a testemunha BDA com 212,6 esporos/colônia.
CONCLUSÃO:
As composições dos meios alteraram o desenvolvimento in vitro dos fungos avaliados, o que justifica maiores estudos sobre composição nutricional dos meios de cultura para avaliação de aspectos biológicos destes microrganismos
Palavras-chave: fungos entomopatogênicos, controle biológico, meios de cultura.