Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
Fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças para o desenvolvimento sustentável da comunidade Boqueirão da Colônia, Ubaíra – BA.
Erasto Viana Silva Gama 1
Carla Teresa dos Santos Marques 2
1. Mestrando em Ciências Agrárias – CCAAB – UFRB
2. Mestranda em Ciências Agrárias – CCAAB – UFRB
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento local é um processo endógeno de mudança que leva ao dinamismo econômico e a melhoria da qualidade de vida em pequenas unidades territoriais e agrupamentos humanos, tais mudanças dependem da identificação e da utilização correta das potencialidades locais. Os técnicos extesionistas devem agir no sentido de facilitar processos de mudança das pessoas e grupos assistidos nos seus conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma que as comunidades e grupos assistidos reconheçam, analisem a situação em que se encontram e desenvolvam soluções sustentáveis para superar as suas dificuldades. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar participativamente, os fatores que interferem e/ou estimulam o processo de desenvolvimento local da comunidade de Boqueirão da Colônia no município de Ubaíra – BA, visando iniciativas comunitárias de rompimento dos entraves e superação coletiva das dificuldades que se apresentem.
METODOLOGIA:
Uma oficina foi realizada com 25 sócios da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Boqueirão da Colônia. Utilizou-se da matriz de organização comunitária “FOFA” – Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, onde: as fortalezas e fraquezas são fatores internos do grupo que contribuem positivamente ou negativamente para o seu desempenho; as oportunidades e ameaças são fatores externos que influem ou podem influir positivamente ou negativamente sobre o desenvolvimento organizativo do grupo, sobre os quais este não tem controle. Os participantes contribuíram e/ou discordaram dos fatores pontuados, refletindo sobre as causas e conseqüências desses pontos de interferência no desenvolvimento da comunidade.
Após a análise da FOFA, passamos para a fase de encaminhamentos, onde as pessoas foram chamadas a propor soluções e alternativas para aproveitar melhor as fortalezas e oportunidades, diminuir as fraquezas e superar as ameaças.
RESULTADOS:
As fortalezas que a comunidade destaca revelam as condições socioeconômicas, relacionando itens como: moradia, alimentação, terra e os cultivos agrícolas e renda, aspectos da organização, estrutura de beneficiamento e escoamento de produtos, de educação; e ambientais a as condições ambientais em que vivem as famílias, pois são consideradas por eles privilegiados comparando as outras comunidades. As oportunidades são relacionadas às parcerias e apoio encontrado com instituições governamentais ou não. As principais fraquezas apontadas pela comunidade estão relacionadas com a fragilidade da organização, ao comodismo em busca da agricultura sustentável, a não valorização do trabalho, a falta de transporte apropriado para os produtos, a estrutura de beneficiamento que possibilite o melhor aproveitamento do potencial da região, ao tamanho das propriedades e a fertilidade dos solos. Já as ameaças referem-se a entrada de produtos de outras regiões no mercado local, aumentando a oferta nas feiras-livres e reduzindo o preço, a presença dos atravessadores e ao imediatismo dos agricultores aliados à falta de organização para a comercialização dos produtos, além do ataque de pragas e doenças nos cultivos e o alto custo dos fertilizantes.
CONCLUSÃO:
Considera-se finalmente com a realização deste trabalho que a comunidade de Boqueirão da Colônia já deu passos importantes na busca do desenvolvimento local, principalmente com iniciativas de organização e no reconhecimento dos fatores que podem impulsionar e retrair esse processo.
Palavras-chave: Serra do Timbó, ATER, Centro Sapucaia.