Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 14. Ensino Superior
Programa de monitoria do PET Zootecnia da UFRB: Uma atividade de sucesso.
Lenon Machado dos Santos 1
Tamine Stanislava Cortina 1
Luis Henrique Almeida de Matos 1
Alessandro Lima Machado 1
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 2
Carina da Anunciação Santos Dias 3
1. Discente bolsista do PET Zootecnia da UFRB
2. Docente Tutor do PET Zootecnia da UFRB
3. Discente bolsista PIBIC/Fapesb
INTRODUÇÃO:
O projeto “ZOOMONITORIA” é um espaço de aprendizagem que visa o aperfeiçoamento do processo de formação dos bolsistas do PET Zootecnia e a melhoria da qualidade do ensino de graduação da UFRB de maneira geral. O diferencial deste projeto em relação á Monitoria Institucional da UFRB é, basicamente, a redução da carga horária mínima de dedicação exigida para o monitor. O desenvolvimento da atividade é justificado pela necessidade de ampliar a participação dos estudantes de graduação na vida acadêmica, através da atuação direta no processo educacional, mediante a realização de tarefas relacionadas ao ensino que possibilitam ao monitor um aprofundamento teórico, bem como o desenvolvimento de habilidades de caráter pedagógico. A “ZOOMONITORIA” tem por objetivo iniciar bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) nas diversas tarefas que compõem a docência de uma determinada disciplina, para que sirvam de elo no relacionamento entre o professor e alunos, visando o desenvolvimento da aprendizagem de maneira geral.
METODOLOGIA:
Para desempenhar a função de “ZOOPET Monitor” são escolhidos apenas os bolsistas que, no âmbito das disciplinas já cursadas, demonstrem capacidade para auxiliar os professores, em suas tarefas de ensino, e os alunos, em trabalhos de laboratório, pesquisa bibliográfica, de campo e outros compatíveis com o seu nível de conhecimento e experiência. São requisitos para participação no programa: Ter obtido aprovação, com média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) na disciplina que pleiteia monitorar e dispor de quatro (4) horas semanais para as atividades de monitoria.O “Zoomonitor ” pode ser indicado pelo professor da disciplina, não havendo necessidade da realização de concurso público para a função e/ou pagamento de qualquer auxílio institucional (bolsa) extra para o desempenho da atividade.
RESULTADOS:
A “ZOOMONITORIA” vem sendo desenvolvida desde o segundo semestre de 2009 e tem apresentado os seguintes resultados: a) Aperfeiçoamento do processo de formação acadêmica do monitor; b) Auxilio efetivo do monitor às tarefas rotineiras do professor, contribuindo para reduzir sobrecarga de trabalho docente, principalmente em relação às disciplinas básicas; c) Identificação e desenvolvimento de habilidades de caráter pedagógico do monitor, dentre outros.
CONCLUSÃO:
Os objetivos da “ZOOMONITORIA” têm sido atingidos, através da promoção do envolvimento dos petianos em atividades de ensino, que aprimoram sua formação profissional, ética, e cidadã, além de possibilitar, de forma efetiva, o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas de estudantes do curso de Zootecnia. Espera-se que “ZOOMONITORIA” possa contribuir para: melhorar a qualidade da formação acadêmica dos graduandos, sempre em busca do aprimoramento do apoio pedagógico ao estudante
Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: educação, ensino, qualidade.