Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLINICO DE CLIENTES: SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Jucilene Santos Barbosa 1
Juliana de Oliveira Sampaio Brandão 2
Iêda Maria Fonseca Santos 3
1. Faculdade Maria Milza - Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem
2. Faculdade Maria Milza - Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem
3. Faculdade Maria Milza - Enfª. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A essência de enfermagem é o “cuidar” de maneira holística, visando o cliente em seu contexto integral. É nessa perspectiva que surge a necessidade de se implantar em todas as redes hospitalares a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com o intuito de organizar o exercício da profissão e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos clientes. Diante disso, pode-se considerar o Processo de Enfermagem como uma ferramenta essencial para efetivação da SAE, sendo uma atividade privativa da (o) Enfermeira (o) favorecendo uma prática fundamentada em conhecimentos científicos. Contudo, muitos hospitais ainda não empregam esse modelo devido à inexperiência de alguns profissionais ao aplicá-lo. Dessa forma, uma das estratégias para viabilizar a implantação da SAE é conhecer o perfil da clientela atendida, para que se possa identificar problemas prioritários e desenvolver políticas de saúde adequadas à realidade da população, proporcionando um atendimento integral. Dessa forma, a pesquisa objetivou realizar um levantamento do perfil sociodemográfico e clinico dos clientes atendidos nos setores de internamento e maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, a partir dos prontuários, visando subsidiar a implantação da SAE na instituição.
METODOLOGIA:
Tratou-se de uma pesquisa de natureza exploratória e quantitativa, desenvolvida na Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas. Como procedimento inicial, foi realizado um levantamento bibliográfico ao qual serviu como base para a construção da revisão de literatura e o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho, o que suscitou maiores explicitações a questões concernentes ao tema investigado. A amostra foi constituída por 120 prontuários selecionados de forma aleatória, do período de dezembro de 2008 a junho de 2009, os dados foram coletados através de um roteiro previamente planejado e organizado, o qual constava de 09 questões, sendo realizado, a partir destes, consulta dos prontuários e preenchimento de um questionário estruturado e, por conseguinte, tabulação e análise do material coletado.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram na Clínica Médica/Cirúrgica um predomínio na origem dos clientes de Cruz das Almas (75%), com predominância feminina (60%), de faixa etária acima de 46 anos (28%), estado civil: estável (45%), profissão: autônoma (33%) e lavrador (26%). Quanto aos dados clínicos, as patologias foram agrupadas por sistemas e procedimentos, as mais freqüentes foram: Cirurgias Eletivas (37%) e Doenças do Trato Geniturinário (19%). A Hipertensão Arterial foi a cor-morbidade mais freqüente predominando em (30%). Já na Clínica Obstétrica houve prevalência na origem do município de Cruz das Almas (73%), com predominância feminina (100%), considerando que, apenas as mulheres são atendidas neste tipo de clinica, de faixa etária entre 20 a 25 anos (43,3%), o estado civil solteira (63%), concentra-se a profissão autônoma (37%) e estudante (25%). Quanto aos dados clínicos prevaleceu o Parto Normal (58%), seguida pelo Parto Cesárea (18%). A Hipertensão Arterial foi a cor- morbidades mais freqüente predominando em (12%) das parturientes.
CONCLUSÃO:
Assim, foi verificado que o conhecimento do perfil da clientela favorece ao planejamento da assistência, facilita na monitoração e aproxima o cliente a (o) profissional Enfermeira (o). Espera-se que este estudo contribua para muitos profissionais de enfermagem, para que estes possam refletir sobre a importância de conhecer o perfil sócio-demográfico da clientela que utiliza os serviços, com a finalidade de traçar os cuidados de enfermagem adequando às necessidades da população atendida.
Instituição de Fomento: Faculdade Maria Milza
Palavras-chave: qualidade, assistência de enfermagem, clientela hospitalar.