Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
Estudos preliminares sobre a transferibilidade de primers de microssatélites descritos para o gênero Melipona em Melipona scutelllaris e Melipona mondury
Ana Karina de Francisco 1
Marcus Vinícius Canário Viana 2
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 1
Ana Maria Waldschmidt 2
1. Dr. - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
3. Prof. Dr. - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Prof. Dr. -Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
INTRODUÇÃO:
As abelhas são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, onde ocupam papel de destaque por desenvolverem a polinização e, portanto, contribuírem imensamente para a manutenção da natureza. No entanto, o desmatamento e extrativismo vêm destruindo as colônias, levando à diminuição da variabilidade genética das populações e, podendo causar sua extinção. Estudos genéticos utilizando marcadores microssatélites produzem informações úteis para o delineamento de programas de manejo visando à conservação das espécies. Estes marcadores apresentam conservação de seus sítios flanqueadores em espécies relacionadas, tornando possível a transferência entre espécies ou entre gêneros usando-se primers heterólogos. Embora alguns autores tenham verificado a importância da utilização de primers específicos para estudos de diversidade genética, o desenvolvimento destes marcadores ainda é uma tarefa trabalhosa e onerosa. Além disso, não tem sido observada diminuição significativa do número de alelos e heterozigosidades utilizando primers heterólogos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a transferibilidade de locos de microssatélites descritos literatura para o gênero Melipona nas espécies Melipona scutellaris e Melipona mondury .
METODOLOGIA:
Amostras de DNA de três indivíduos das espécies M. scutellaris e M. mondury foram utilizadas para amplificação de microssatélites. Selecionou-se um conjunto de 35 pares de primers, sendo 13 descritos por Peters et al. (1997) para M. bicolor (Mbi32, Mbi88, Mbi103, Mbi215, Mbi218, Mbi219, Mbi232, Mbi233, Mbi254, Mbi256, Mbi259, Mbi278, Mbi305); sete descritos por Francini et al. (2009) para M. interrupta manaosensis (MIM01, MIM05, MIM07, MIM09, MIM11, MIM12, MIM08); nove descritos por Francini et al. (2009) para M. seminigra merrillae (MSM02, MSM03, MSM04, MSM05, MSM07, MSM08, MSM09, MSM11, MSM12); dois descritos por Lopes et al. (2009) para M. rufiventris (Mru03 e Mru14) e quatro específicos para M. mondury e amplificados em M. scutellaris. Foram testadas as temperaturas de anelamento descritas na literatura utilizando 0,1mM de cada dNPT; 0,4μM de cada primer; 1,5mM de MgCl2; 0,5 unidade de Taq polimerase e 20ng de DNA.
RESULTADOS:
Dos 35 pares de primers analisados, 18 apresentaram padrão de amplificação satisfatório e 13 foram polimórficos. Os outros 17, ou não amplificaram ou apresentaram bandas inespecíficas. Dos 13 pares de primers descritos para M. bicolor nove apresentaram bom padrão de amplificação para M. scutellaris e oito para M. mondury, sendo cinco deles polimórficos para ambas as espécies. Já, dos nove pares de primers de M. seminigra merrillae analisados, seis apresentaram ótimo padrão de amplificação para as duas espécies, e dois foram polimórficos para M. scutellaris e um para M. mondury. Os dois pares de primers de M. rufiventris apresentaram ótimo padrão de amplificação e foram polimórficos para as duas espécies. Apenas dois dos sete primers descritos para M. interrupta manaosensis apresentaram padrão de amplificação satisfatório e somente um foi polimórfico para M. scutellaris. Por outro lado, apenas um dos quatro pares de primers descritos para M. mondury não amplificou em M. scutellaris e somente um deles apresentou polimorfismo. Contudo, estes resultados são preliminares, havendo a necessidade de realização de novos testes.
CONCLUSÃO:
Devido o desenvolvimento de primers de microssatélites ainda ser trabalhoso e caro, os resultados obtidos mostraram-se promissores. Aproximadamente 50% dos primers analisados apresentaram padrão de amplificação satisfatório e perto de 40% foram polimórficos, sendo que ainda devem ser realizados testes para confirmar a existência de polimorfismo. Estes locos terão grande utilidade para estudos de diversidade genética de M. scutellaris e M. mondury.
Instituição de Fomento: Capes/CNPq, FAPESB
Palavras-chave: abelhas, microssatélites, genética da conservação.