Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Análise do desenvolvimento inicial da cultura da mandioca em área de plantio mecanizado
Marcos Roberto da Silva 1
Maxsuel Silva de Souza 2
Fábio dos Santos Pinheiro 2
Avelar Araujo Alves 2
Eliane Leal Candeias 2
Reginaldo Ribeiro de Oliveira 2
1. Professor Adjunto. UFRB/CETEC
2. Graduando em Agroniomia. UFRB/CCAAB
INTRODUÇÃO:
A mandioca (Manihot esculent) certamente é um dos alimentos mais primitivos do povo brasileiro, pois segundo documentos históricos, há relatos que os índios consumiam esse alimento. Os tempos passaram e a cultura representa para os brasileiros não só uma fonte de subsistência, mas fonte de trabalho e renda. A mandioca é uma planta perene, que pode crescer indefinidamente. Alternando períodos de crescimento vegetativo e armazenando carboidratos nas raízes, tendo períodos de quase dormência provocada por condições climáticas severas, tais como baixas temperaturas e déficit prolongado de água (ALVES, 2006). No entanto, a cultura pode alcançar produções satisfatórias sob condições adversas de solo e clima, sendo cultivada principalmente por populações carentes em recursos técnicos e econômicos (SOUZA et al., 2006). Diante da falta de informação no uso de tecnologias, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a o desenvolvimento inicial de uma área implantada com plantadora mecânica de mandioca. Conclui-se que a cultura teve o desenvolvimento inicial afetado pelo seu espaçamento e pela qualidade das manivas que serão plantadas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido na área experimental da UFRB. A área encontrava-se em pousio e o solo foi preparado com grade aradora e niveladora. A operação de plantio foi realizada com um trator de 55,93 kw de potência e uma plantadora-adubadora de mandioca modelo JUMIL4320. O espaçamento longitudinal adotado foi de 60,0 cm e o espaçamento entre linhas de plantio de 90,0 cm. A variedade utilizada foi a Cigana Preta. Após o plantio foi demarcada na área uma malha aleatoriamente de amostragem contendo 15 pontos e cada ponto contendo 5,0 m lineares-1. O desenvolvimento da cultura foi avaliado após a emergência total das plantas através de observações quanto a geminação das manivas, altura de plantas, número de ramas brotadas, ramificação laterais e deficiência nutricional. As plantas foram classificadas através da análise visual em três classes levando em consideração aspectos físicos e fisiológicos quanto ao seu desenvolvimento em plantas boa, regular e medíocre.
RESULTADOS:
Em alguns pontos verificou-se a existência de plantas que cresceram em até aproximadamente 30,0 cm e morreram em conseqüência de um período de estiagem, isso provavelmente ocorreu pela falta de qualidade das manivas. Sabe-se que a qualidade das manivas é fator primordial na implantação e no desenvolvimento inicial da cultura, portanto a escolha deve ser criteriosa para que ocorra sucesso. A altura das plantas avaliadas nos 15 pontos variou de 16,0 a 108,0 cm e a média foi de 53,0 cm, indicando novamente que houve um mau desenvolvimento inicial de algumas plantas. Quanto ao número de ramos brotados nas manivas plantadas a média dos pontos avaliados variou de 1,0 a 2,4 sendo o valor máximo e mínimo respectivamente de 5,0 e 1,0 demonstrando variabilidade alta. Nos pontos amostrados verificou-se a existência de ramificações naturais, ramificações por efeito de praga e sintomas de clorose o que conseqüentemente poderá interferir na produtividade das plantas. Considerando a classificação das plantas em medíocre, regular ou boa observou-se que a maioria das plantas ficou classificadas como boa indicando bom desenvolvimento da cultura, porém ocorreram pontos com plantas regulares a medíocre reforçando a necessidade de se escolher melhor o material que será utilizado para propagação.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o desenvolvimento inicial da mandioca é afetado pela qualidade das manivas utilizadas. Apesar do desenvolvimento abaixo do esperado em algumas plantas, na média maioria ficou classificada como boa, provavelmente não interferindo negativamente na produtividade, porém como uma eficiência menor.
Palavras-chave: Plantadora, mecanização, maniva.