Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária
Comportamento de búfalas da raça Murrah (Bubalus bubalis) sob a presença de pessoas estranhas na sala de ordenha e sua interferência na produção leiteira
Valdir Carneiro Silva 1
Maria Vanderli Andreia 2
1. Estudante de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Profª. Doutora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
A pecuária bubalina vem sendo praticada em todas as regiões do país, apresentando excelente desempenho, onde os produtos diferenciados são os pontos altos da exploração. A grande demanda da classe produtora de búfalos de todo o país é por animais superiores, provados e ou testados, para a produção de carne e leite. O estudo do comportamento dos animais é de fundamental importância na pecuária leiteira, pois de acordo com a sua natureza serão atingidos maiores ou menores níveis de estresse, com efeitos no bem-estar e na produtividade animal. As relações entre homem-animal têm recebido mais atenção, pois as búfalas em lactação estão em contato com humanos a maior parte do dia, fazendo com que esse aspecto seja relevante na produção. Sob o ponto de vista da produção animal, a importância deste estudo está na possibilidade de associações entre atitudes comportamentais e características de interesse zootécnico, tais como a produção leiteira. Este trabalho objetivou-se avaliar o comportamento de búfalas da raça Murrah na sala de ordenha sob a influência da presença de pessoas estranhas no controle mensal de leite, no período dos três primeiros meses da lactação verificando sua interferência no desempenho produtivo.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado no município de São Sebastião do Passé – Bahia. Foi analizado o comportamento de 29 búfalas Murrah na sala de ordenha sob a influência da presença de pessoas estranhas nas coletas mensais nos três primeiros meses de lactação.Foram definidas as seguintes categorias comportamentais;Ruminação durante a ordenha (Ru);Defecação durante ordenha (De);Micçao (Mi);Reatividade(Re),é a ação do animal durante a ordenha:permanece com os membros imóveis;membros elevados menos que quinze centímetros do solo ou membros elevados acima de quinze centimetros do solo;Nível de estresse (Nest),é a ação do animal na sala de ordenha:agitada,levemente agitada ou calma; Produção de leite em litros no dia da observação (PLD),no termino da ordenha os registros eram finalizados.Terminada a observação o leite foi medido.O controle leiteiro também ocorreu uma semana após, sem a presença de estranhos (PLDP).As variáveis foram analisadas utilizando o programa estatístico (SAS 2004).
RESULTADOS:
Para as variaveis (PLD ),Obtivemos média de 6,58,desvio padrão de 2,0 com máxima de 10,68 e minima de 2,92 Para( PLDP ),Foram estimadas média de 7,39,com desvio padrão de 1,7 e máxima de 13,13,minima de 4,28 Os resultados obtidos comprovam que a presença de pessoas estranhas interferiu na produção de leite.
Foi observado que 75,86% das búfalas não defecaram e não urinaram, e 68,93% não ruminaram durante a ordenha na presença de estranhos. As variáves defecação e micção apresentaram resultados significativos quando comparados com a produção de leite, já que as maiores produções foram alcancadas quando estas variáveis se encontravam baixas.
Com relação ao movimentos dos membros dos animais (Re), durante a ordenha, 55,17% das búfalas permaneceram com os membros imóveis durante as observações , 27,58% apresentaram membros elevados até 15 cm do solo e 17,24% elevaram os membros acima de 15 cm do solo. Para as variáveis (Nest) 58,62% das búfalas encontravam-se calmas, 31,09 levemente agitada e 10,34 agitadas. Apersar dos resultados obtidos para Re e Nest que demonstra que os animais não estavam em condições de estresse, quando se compara a produção no período em que existia a presença de estranhos com aquele que não existia, obteve-se difernça na produção de leite.
CONCLUSÃO:
Foi significativa a interferência de pessoas estranhas na produção de leite das búfalas Murrah quando comparado com os valores obtidos sete dias após o controle leiteiro. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que durante a ordenha é importante manter a rotina de trabalho, evitando a presença de pessoas estranhas para que possa ser alcançado um nível de produção elevado.
Instituição de Fomento: EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL
Palavras-chave: Produção animal, Estresse, Búfalo.